Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10650

Palavras-chave:

Educação. Educação Física Escolar. Educação Infantil. Literatura na Educação Infantil.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar se os professores de Educação Física que atuavam na educação infantil tinham conhecimento sobre literatura como um dos conteúdos que poderia ser trabalhado na Educação Física escolar. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo. Realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Foram definidos quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Jataí, Goiás, como o locus de investigação, e cinco professoras de Educação Física que ministravam aulas nestes locais (respondentes ao questionário).  Foi possível detectar duas categorias de análise: o conhecimento das professoras de Educação Física sobre literatura e a relação entre a Educação Física e a literatura na educação infantil. Os resultados demonstraram que as professoras veem a literatura como um recurso auxiliar pedagógico nas aulas de Educação Física na educação infantil e que elas acreditam na possível relação pedagógica entre estas duas áreas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Moreira de Sousa, Faculdades Magsul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Docente dos cursos de Educação Física e Pedagogia das Faculdades Magsul. Mato Grosso do Sul – MS - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0496-4408

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.
Docente dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Jataí – GO - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2075-9319

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CRAIDY, Carmen Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura. In: ______ (orgs.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. cap 7. p. 81-88.

DARIDO, Suraya Cristina; SANCHEZ NETO, Luiz. O contexto da educação física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (coords.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 1-24.

GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 67-80.

LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1988.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas em pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas e elaboração, análise e interpretação dos dados. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996.

MEIRA, Cécil. Introdução ao estudo da literatura. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.

SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Errantes do fim do século. São Paulo: EdUNESP, 1999.

SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

SAYÃO, Deborah Thomé. Educação física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Santa Catarina, n. 13, p. 221-38, 1999. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408/13211. Acesso em: 20 ago. 2018.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1998.

Downloads

Publicado

30.04.2019

Como Citar

MOREIRA DE SOUSA, Ana Paula; DE ASSIS, Renata Machado. Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 187–195, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.10650. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10650. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos