Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10650

Palavras-chave:

Educação. Educação Física Escolar. Educação Infantil. Literatura na Educação Infantil.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar se os professores de Educação Física que atuavam na educação infantil tinham conhecimento sobre literatura como um dos conteúdos que poderia ser trabalhado na Educação Física escolar. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo. Realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Foram definidos quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Jataí, Goiás, como o locus de investigação, e cinco professoras de Educação Física que ministravam aulas nestes locais (respondentes ao questionário).  Foi possível detectar duas categorias de análise: o conhecimento das professoras de Educação Física sobre literatura e a relação entre a Educação Física e a literatura na educação infantil. Os resultados demonstraram que as professoras veem a literatura como um recurso auxiliar pedagógico nas aulas de Educação Física na educação infantil e que elas acreditam na possível relação pedagógica entre estas duas áreas.

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Biografia do Autor

Ana Paula Moreira de Sousa, Faculdades Magsul

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Grande Dourados. Docente dos cursos de Educação Física e Pedagogia das Faculdades Magsul. Mato Grosso do Sul – MS - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0496-4408

Renata Machado de Assis, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás.
Docente dos cursos de Educação Física e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí. Jataí – GO - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2075-9319

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

MOREIRA DE SOUSA, Ana Paula; DE ASSIS, Renata Machado. Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 187–195, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.10650. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10650. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos