Relação entre educação física escolar e literatura na educação infantil
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10650Palavras-chave:
Educação. Educação Física Escolar. Educação Infantil. Literatura na Educação Infantil.Resumo
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo investigar se os professores de Educação Física que atuavam na educação infantil tinham conhecimento sobre literatura como um dos conteúdos que poderia ser trabalhado na Educação Física escolar. A metodologia consistiu em uma pesquisa qualitativa, do tipo descritivo. Realizou-se pesquisa bibliográfica e de campo. Foram definidos quatro Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Jataí, Goiás, como o locus de investigação, e cinco professoras de Educação Física que ministravam aulas nestes locais (respondentes ao questionário). Foi possível detectar duas categorias de análise: o conhecimento das professoras de Educação Física sobre literatura e a relação entre a Educação Física e a literatura na educação infantil. Os resultados demonstraram que as professoras veem a literatura como um recurso auxiliar pedagógico nas aulas de Educação Física na educação infantil e que elas acreditam na possível relação pedagógica entre estas duas áreas.
Downloads
Referências
ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura: arte, conhecimento e vida. São Paulo: Peirópolis, 2000.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
CRAIDY, Carmen Maria; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. E por falar em literatura. In: ______ (orgs.). Educação infantil: pra que te quero? Porto Alegre: Artmed, 2001. cap 7. p. 81-88.
DARIDO, Suraya Cristina; SANCHEZ NETO, Luiz. O contexto da educação física na escola. In: DARIDO, Suraya Cristina; RANGEL, Irene Conceição Andrade (coords.). Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 1-24.
GOMES, Romeu. A análise de dados em pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, RJ: Vozes, 1994. p. 67-80.
LAJOLO, Marisa. O que é literatura. São Paulo: Brasiliense, 1982.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1988.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas em pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas e elaboração, análise e interpretação dos dados. 3 ed. São Paulo: Atlas, 1996.
MEIRA, Cécil. Introdução ao estudo da literatura. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1974.
SAFFIOTI, Heleieth Iara Bongiovani. Errantes do fim do século. São Paulo: EdUNESP, 1999.
SANTOS, Antônio Raimundo dos. Metodologia científica: a construção do conhecimento. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
SAYÃO, Deborah Thomé. Educação física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Santa Catarina, n. 13, p. 221-38, 1999. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408/13211. Acesso em: 20 ago. 2018.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Global, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.