Discutindo a erotização na infância: implicações da sociedade de consumo na construção da rotina infantil nas instituições escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.10751

Palavras-chave:

Consumo. Erotização. Infância. Educação Infantil.

Resumo

Este artigo objetiva discutir sobre a erotização da infância no contexto da sociedade do consumo que, de maneira ampla, contribui no processo de formação humana dos sujeitos envolvidos e, analisar os impactos no processo formativo das crianças na educação infantil. A sociedade do consumo amplia cada vez mais a sua atuação sobre os indivíduos e, no caso das crianças, a cooptação precoce acentua seu poder de influência e sedução dos pequenos que se encontram em processo de desenvolvimento de sua identidade e autodeterminação; necessitando, desse modo, de um trabalho formativo crítico e consistente desde a mais tenra idade. O estudo bibliográfico utiliza-se de Aquino (1998), Arendt (2013), Dozol (2007), Lipovetsky (2007), Lukács (1978), Moreira (2003), Saviani (1991) e outras leituras secundárias. Como resultado, as crianças precisam de educadores fundamentados pelo conhecimento e crítica no sentido de mediar tais informações que são dispostas ao público infantil, pelo processo do ensino.

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Biografia do Autor

Adreana Dulcina Platt, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Ciências Humanas e doutoranda em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Paraná – PR – Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2188-1260

Marta Regina Furlan de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Pós-Doutora em Educação pela Universidade Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professora adjunto do departamento de educação e do programa de pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Estadual de Londrina. Paraná – PR – Brasil.
ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2146-2557

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

PLATT, Adreana Dulcina; OLIVEIRA, Marta Regina Furlan de. Discutindo a erotização na infância: implicações da sociedade de consumo na construção da rotina infantil nas instituições escolares. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 67–77, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.10751. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10751. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas