Representações do trabalho na creche por Professores e Agentes de Educação Infantil: Um campo de tensões

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11346

Palavras-chave:

Agentes. Creche. Professores. Representações. Trabalho.

Resumo

Objetivo do estudo é investigar representações de agentes e de professores/as de Educação Infantil do Rio de Janeiro sobre o trabalho que realizam, buscando aproximações entre a Teoria das Representações Sociais e a abordagem (auto)biográfica. A pesquisa foi realizada com duas agentes e duas professoras.  Para coleta de dados optou-se pela entrevista/conversa com ênfase na indução de metáforas, que se constituiu em relevante instrumento para a formação de um esquema representacional sobre o trabalho na creche. As entrevistas/conversas foram analisadas com apoio da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que, entre as agentes, há reivindicação de que exercem o mesmo trabalho que professoras. As professoras reforçam a intencionalidade pedagógica do trabalho, mencionando o desenvolvimento infantil, o que não caracteriza o trabalho das agentes, provocando tensões entre os grupos.  As entrevistas revelaram que as experiências de vida dos sujeitos são fundamentais para a compreensão das representações que elaboram sobre seu trabalho.

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Biografia do Autor

Raquel Garcia Braga de Lima, Universidade Estácio de Sá

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá, bolsista CAPES. Rio de Janeiro – RJ – Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-9616-0388

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá

Doutora em Ciências da Educação pela Université René Descartes/Paris V (1994). Professora no Curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá. Rio de janeiro – RJ – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3055-4915

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

LIMA, Raquel Garcia Braga de; LIMA, Rita de Cássia Pereira. Representações do trabalho na creche por Professores e Agentes de Educação Infantil: Um campo de tensões. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 79–90, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11346. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11346. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas