Aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: as relações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11455

Palavras-chave:

Educação Infantil. Diretrizes Curriculares Nacionais. Base Nacional Comum Curricular. Currículo de São Paulo.

Resumo

Este texto objetiva refletir sobre as indicações da Constituição Federal, das Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil e da Base Nacional Comum Curricular para debater aprendizagem e desenvolvimento de bebês e crianças nas unidades de Educação Infantil e, consequentemente, como esses documentos podem incidir sobre seu desenvolvimento integral e sua cidadania, e na qualidade da educação/escola. A partir da análise crítica das legislações vigentes nos últimos trinta anos para crianças de 0 a 6 anos, entendemos que as unidades educacionais precisam fazer escolhas e expressar com clareza sua intencionalidade pedagógica para assumir o compromisso público da formação humana. Formular e definir explicitamente objetivos com crianças, famílias e comunidade e compartilhá-los significa constituir transparência e um olhar propositivo e igualitário para reconhecer a escola como instituição responsável pela formação humana. Por fim, apresenta discussões ocorridas na reformulação do currículo do munícipio de São Paulo pautadas nesses documentos, seus limites e possibilidades.

 

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Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação pela Universidade Nove de Julho. Professora do curso de Pedagogia e do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais (Progepe) na Universidade Nove de Julho. São Paulo – SP – Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1381-464X

Cristiano Rogério Alcântara, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

 Pós-doutorando na Psicologia da Educação e Doutor em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Coordenador pedagógico na rede municipal de São Paulo e professor da Faculdade do Educador (FEDUC). São Paulo – SP – Brasil.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3416-4914  

Maria Carmen Silveira Barbosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Pós-doutora pela Universitat de Vic. Professora Titular na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora Colaboradora no Programa de Mestrado em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul.
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3416-4914

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

VERCELLI, Ligia de Carvalho Abões; ALCÂNTARA, Cristiano Rogério; BARBOSA, Maria Carmen Silveira. Aprendizagem e desenvolvimento na educação infantil: as relações entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e a Base Nacional Comum Curricular. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 33–43, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11455. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11455. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas