A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11458

Palavras-chave:

Educação do Campo. MST. Ciranda Infantil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos da Educação Infantil do MST. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é o principal movimento brasileiro de luta e resistência pela terra, e para defender suas bandeiras, elege como um dos fatores principais o desenvolvimento de uma educação emancipadora, que congregue trabalho e educação geridos por meio de relações e ações democráticas.  Utilizando como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica e a análise documental, investigou-se a proposta educacional do MST para a infância no contexto das Cirandas Infantis, buscando a compreensão da concepção de criança e de infância Sem Terrinha. O MST busca evidenciar a desigualdade social e o descaso e negligência com as reais necessidades da população camponesa. A criança nesse processo é inserida como sujeito participativo, desde o seu nascimento, nas lutas travadas contra o capital. Para além de um sujeito de direitos, ela é um sujeito de luta.

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Biografia do Autor

Luís Henrique dos Santos Barcellos, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília – São Paulo – SP - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6104-7054

Julio Cesar Torres, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de São José do Rio Preto

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista campus São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade no campus Marília – São Paulo - SP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1002-0078

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

BARCELLOS, Luís Henrique dos Santos; TORRES, Julio Cesar. A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 57–65, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11458. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11458. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas