A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11458

Palavras-chave:

Educação do Campo. MST. Ciranda Infantil.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir alguns aspectos da Educação Infantil do MST. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra é o principal movimento brasileiro de luta e resistência pela terra, e para defender suas bandeiras, elege como um dos fatores principais o desenvolvimento de uma educação emancipadora, que congregue trabalho e educação geridos por meio de relações e ações democráticas.  Utilizando como metodologia a pesquisa de natureza bibliográfica e a análise documental, investigou-se a proposta educacional do MST para a infância no contexto das Cirandas Infantis, buscando a compreensão da concepção de criança e de infância Sem Terrinha. O MST busca evidenciar a desigualdade social e o descaso e negligência com as reais necessidades da população camponesa. A criança nesse processo é inserida como sujeito participativo, desde o seu nascimento, nas lutas travadas contra o capital. Para além de um sujeito de direitos, ela é um sujeito de luta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luís Henrique dos Santos Barcellos, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Marília

Mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista, Campus de Marília – São Paulo – SP - Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6104-7054

Julio Cesar Torres, Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de São José do Rio Preto

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.
Docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista campus São José do Rio Preto e do Programa de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade no campus Marília – São Paulo - SP – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1002-0078

Referências

BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990.

CALDART, Roseli Salete. Pedagogia do Movimento Sem Terra. 4. ed.São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.

DALMAZ, D. S. S.; SCARMOCIN, D. A ciranda infantil do movimento sem terra no Brasil: Formação política na Infância. In: I Seminário Internacional e I Fórum de Educação do Campo da Região Sul do RS: Campo e Cidade em busca de Caminhos Comuns. Pelotas, 2012.

DIDONET, Vital. Creche: a que veio... para onde vai. In: Educação Infantil: a creche, um bom começo. Em Aberto Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. v. 18, n. 73, p.11-27. Brasília, 2001.

FREIRE, Paulo. "A educação é um ato político". Cadernos de Ciência, Brasília, n. 24, p.21-22, jul./ago./set. 1991. Disponível em: <http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/bitstream/handle/7891/1357/FPF_OPF_07_015.pdf> Acesso em: 06 jun. 2018.

MARINHO, Gustavo. “Queremos que todas as crianças possam ser felizes e livres”, afirma Manifesto das Crianças Sem Terrinha. 2018. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2018/07/24/queremos-que-todas-as-criancas-possam-ser-felizes-e-livres-afirma-manifesto-das-criancas-sem-terrinha.html>. Acesso em: 24 jul. 2018.

PALUDETO, M. C..As diretrizes programáticas e a política educacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília. 128 f. 2018.

PELOSO, F. C. Educação Infantil do/no Campo: a ciranda infantil do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra como alternativa de atendimento à criança pequena. In: Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo. São Carlos. v.2, p. 1-15, 2013. Disponível em: http://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/publicacoes-seminarios-do-gepec/seminarios-de-2013/1-educacao-do-campo-movimentos-sociais-e-politicas-publicas/a24-educacao-infantil-do-campo.pdf/view. Acesso em: 05 abr. 2018.

RAMOS, Márcia Mara. Ciranda Infantil Paulo Freire educa para a luta. Jornal dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. São Paulo, p. 15-15. volume 323. fev. 2014. Disponível em: <https://issuu.com/paginadomst/docs/jst323>. Acesso em: 23 abr. 2014.

SILVA, Maura. "Nossa educação ensina a criança a ser sujeita e construtora de sua história". 2017. Disponível em: <http://www.mst.org.br/2014/10/01/nossa-educacao-ensina-a-crianca-a-ser-sujeita-e-construtora-de-sua-historia.html>. Acesso em: 01 out. 2014.

Downloads

Publicado

30.04.2019

Como Citar

BARCELLOS, Luís Henrique dos Santos; TORRES, Julio Cesar. A Ciranda Infantil e as crianças Sem Terrinha: educação e vida em movimento. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 57–65, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11458. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11458. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas