A política de educação infantil em Alagoas: contrapontos da legitimação de um direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.11495

Palavras-chave:

Política educacional. Educação infantil. Municipalização.

Resumo

Este estudo tem como objeto a política de educação infantil no estado de Alagoas, considerando como se tem instituído o direito à educação das crianças de 0 a 5 anos, a partir dos instrumentos legais vigentes, da política de municipalização e do caráter de atendimento deles resultante. O caminho teórico-metodológico adotado é de natureza bibliográfica e documental, por meio do qual se discutem os fundamentos históricos, culturais e políticos que orientam as políticas educacionais para a primeira infância nesse Estado. As conclusões assentam que, em Alagoas, a educação infantil não tem sido devidamente priorizada pelo poder público responsável, ferindo o direito constitucional de educação e cuidado das crianças de 0 a 5 anos.

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Biografia do Autor

Edna Cristina do Prado, Universidade Federal de Alagoas

Pós-doutora em Educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas . Maceió, AL – Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-8226-2466

Idnelma Lima da Rocha, Universidade Federal de Alagoas

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas. Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Núcleo de Desenvolvimento Infantil - CEDU/UFAL. Maceió, – AL – Brasil
ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3139-2233

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

PRADO, Edna Cristina do; ROCHA, Idnelma Lima da. A política de educação infantil em Alagoas: contrapontos da legitimação de um direito. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 101–110, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.11495. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/11495. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação Infantil, Formação de Professores, Práticas Pedagógicas e Políticas Públicas