Violência na escola: há possibilidade de contribuir e solucioná-la?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13602

Palavras-chave:

Violência escolar, Práticas morais, Valores, Autonomia moral

Resumo

Este artigo traz uma reflexão sobre a temática da violência no interior das escolas sob a perspectiva cognitivo evolutiva. Objetivou-se neste constructo analisar as formas existentes da violência, sua presença, aumento, bem como suas formas de manifestação dentro dos muros das unidades escolares, para desta maneira compreender e refletir a respeito de maneiras que possam contribuir com as práticas escolares no intuito que estas beneficiem com eficiência a transformação e mudança para uma cultura da paz, consequentemente o estabelecimento de um ambiente mais harmonioso no contexto investigado. Compreendemos, assim, a necessidade de se promover a autonomia moral dos alunos, por meio de práticas pedagógicas voltadas à educação moral e ao resgate de valores éticos. Fundamental, que sejam trabalhados valores como o diálogo e o respeito mútuo na construção de um ambiente harmonioso, onde os alunos vejam esses recursos como o caminho para a resolução dos conflitos e para as relações democráticas.

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Biografia do Autor

Carmen Lúcia Dias, Universidade do Oeste Paulista

Pós-doutora em Educação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Marília – Departamento de Psicologia da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação. Docente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista (Presidente Prudente, SP). Integrante dos grupos de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino-aprendizagem: ações e interações (vice-líder) / UNOESTE/ SP; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral (GEPEM I -Estudos Avançados); Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Epistemologia Genética e Educação (GEPEGE) - UNESP / Marília/SP.

 

Valéria Anésia Brumatti Jacon, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste Paulista. Professora efetiva da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo desde 2006, na disciplina de Língua Portuguesa e integrante do grupo de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino- aprendizagem: ações e interações UNOESTE/SP.

 

Verônica Nogueira Vanni, Universidade do Oeste Paulista

Mestre em Educação pela Universidade do Oeste. Professora efetiva do Município de Birigui- SP e integrante do grupo de pesquisa: Contexto escolar e processo ensino- aprendizagem: ações e interações UNOESTE/SP.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

DIAS, Carmen Lúcia; BRUMATTI JACON, Valéria Anésia; NOGUEIRA VANNI, Verônica. Violência na escola: há possibilidade de contribuir e solucioná-la?. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 160–177, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13602. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13602. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos