Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N33.13961

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico. Formação Continuada. Teoria e Prática.

Resumo

O objeto do estudo é a formação continuada do coordenador pedagógico de uma rede municipal de ensino. O problema de investigação indaga: quais as possibilidades e os limites da formação continuada para a realização do trabalho do coordenador pedagógico nas escolas municipais? A pesquisa de cunho qualitativo pautou-se na análise de conteúdo (BARDIN, 2010) de documentos legais do município e realização de entrevistas semiestruturadas com 10 coordenadores pedagógicos. A concepção de formação continuada fundamenta-se no eixo epistemológico da teoria como expressão da prática (MARTINS, 1996). Os resultados indicam: a) possibilidades: formação para o iniciante na função; definição do papel de formador dos professores; troca de experiências; b) limites: formação distanciada das necessidades da escola e do protagonismo docente; definição da função do coordenador pedagógico alinhada aos moldes da sociedade capitalista.

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Biografia do Autor

Simone Regina Manosso Cartaxo, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós Graduação em Educação.

 

Victoria Mottim Gaio, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Professora da Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa.

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Publicado

21.12.2019

Como Citar

MANOSSO CARTAXO, Simone Regina; GAIO, Victoria Mottim. Coordenador pedagógico: possibilidades e limites da formação continuada. Dialogia, [S. l.], n. 33, p. 115–130, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N33.13961. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13961. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: A Coordenação Pedagógica na Escola