O professor pesquisador e pesquisador professor: uma questão retórica?
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i1.1448Palavras-chave:
Pesquisa. Retórica. Transposição didática.Resumo
No Ensino Superior, especialmente nas licenciaturas, a relação entre ensino e pesquisa apresenta-se particularmente complexa: além de exigir que o docente domine o objeto específico de sua área do conhecimento, impõe que conheça o processo teórico-metodológico que assegure ao acadêmico, potencial professor no futuro, o acesso a esse conhecimento. Não lhe basta conhecer o objeto de sua área de pesquisa; será preciso saber, também, como fazer a transposição didática desse conhecimento técnico-científico para um nível acessível ao acadêmico, sem distorções ou excessiva superficialidade. Assim, a tese central deste artigo remete à relação solidária entre ensino e pesquisa como requisito fundamental para a docência no ensino superior. Além disso, aponta para a retórica e a argumentação como interfaces respectivas que ajudam a situar e a compreender a complexa natureza da arte de ser, ao mesmo tempo, professor e pesquisador.Downloads
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Publicado
22.12.2009
Como Citar
DITTRICH, Ivo José. O professor pesquisador e pesquisador professor: uma questão retórica?. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 47–54, 2009. DOI: 10.5585/dialogia.v8i1.1448. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/1448. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos