Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.18912

Palavras-chave:

docência, educação, educação pública, pandemia do Covid-19

Resumo

O atual cenário de Pandemia de Covid-19 exigiu reorganizações imediatas do trabalho docente para adaptá-lo ao ensino remoto emergencial. Na especificidade da docência, na universidade pública, surgem novas formas de trabalho com ferramentas digitais e tecnológicas, o que exigiu a revisão de princípios fundantes da docência associada a formação integral – bildung. O ensino remoto altera a essência da docência, exigindo novas formas de atuação que ajudem a superar a fragmentação que o ensino remoto tem imposto à docência e a formação de professores na universidade pública. Neste artigo apresentamos um relato de experiência fundamentada na interdisciplinaridade. Embora tenhamos identificado sua aprovação, uma parcela dos estudantes relatou fadigas em relação ao tempo de exposição à tela do computador, além de dificuldades em participar dos debates, e assimilar o conteúdo neste novo formato de ensino.

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Biografia do Autor

Solange Martins Oliveira Magalhães, Universidade Federal de Goiás - UFG.

Doutora em Educação.

Professora Titular - Programa de Pós-Graduação em Educação.

Simei Araújo Silva, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação.

Professora do curso de Pedagogia.

Leandro Silva de Paula, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Educação e em Historiador.

Professor do curso de Pedagogia.

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Publicado

02.07.2021

Como Citar

MAGALHÃES, Solange Martins Oliveira; SILVA, Simei Araújo; PAULA, Leandro Silva de. Formação docente e interdisciplinaridade em tempos de pandemia Covid-19. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e18912, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.18912. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18912. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos