Ensino do médico residente em cirurgia geral: proposta de ferramenta didático-pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5585/38.2021.18959Palavras-chave:
cirurgia geral, ensino, internato e residência, materiais de ensinoResumo
Preparar médicos residentes em cirurgia geral e otimizar o domínio de competências é o contexto que moldou a situação-problema da presente investigação, cujo objetivo é avaliar como podemos obter melhores resultados na relação ensino-aprendizagem, implementada por proposta de ferramenta didático-pedagógica sob a forma de manual intitulado Guia do Residente em Cirurgia Geral, direcionado a preceptores e discentes que atuam nessa área. O referido manual é um produto educacional desenvolvido em Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente e foi avaliado, em primeiro momento, por médico cirurgião que atua como preceptor em residência médica e especialista nessa área, atendendo ao projeto piloto que coletou dados para subsidiar a elaboração de versão final a ser avaliada por juízes. Nessa fase da pesquisa, o método exploratório se apoiou na entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, cujos resultados serão utilizados para a otimização da formação dos egressos nessa especialização.
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Referências
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