Ensino do médico residente em cirurgia geral: proposta de ferramenta didático-pedagógica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.18959

Palavras-chave:

cirurgia geral, ensino, internato e residência, materiais de ensino

Resumo

Preparar médicos residentes em cirurgia geral e otimizar o domínio de competências é o contexto que moldou a situação-problema da presente investigação, cujo objetivo é avaliar como podemos obter melhores resultados na relação ensino-aprendizagem, implementada por proposta de ferramenta didático-pedagógica sob a forma de manual intitulado Guia do Residente em Cirurgia Geral, direcionado a preceptores e discentes que atuam nessa área. O referido manual é um produto educacional desenvolvido em Programa de Mestrado em Ensino em Ciências da Saúde e Meio Ambiente e foi avaliado, em primeiro momento, por médico cirurgião que atua como preceptor em residência médica e especialista nessa área, atendendo ao projeto piloto que coletou dados para subsidiar a elaboração de versão final a ser avaliada por juízes. Nessa fase da pesquisa, o método exploratório se apoiou na entrevista semiestruturada como instrumento de investigação, cujos resultados serão utilizados para a otimização da formação dos egressos nessa especialização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igor Pereira de Carvalho, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Mestrando em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente

Adilson Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Doutorado em Filosofia

Ivanete da Rosa Silva de Oliveira, Centro Universitário de Volta Redonda – UniFOA

Doutora em Educação

Referências

ARAUJO, Liércio A.; MENEZES, Robson Lúcio silva. EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM: A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM DAVID AUSUBEL. REVASF, Petrolina- Pernambuco - Brasil, vol. 9, n.19, p. 04-25, agosto, 2019. Disponível em: https://www.periodicos.univasf.edu.br/index.php/revasf/article/download/468/308/1443. Acesso em 19 de julho de 2021.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Trad. Ligia Teopisto. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. Tradução de The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view.

BRASIL. Decreto no 80281, de 05 de setembro de 1977. Regulamenta a Residência Médica, cria a Comissão Nacional de Residência Médica e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: Microsoft Word - d80281.doc (mec.gov.br). Acesso em 13 dez 2020.

BRASIL. Decreto no 7562, de 15 de setembro de 2011. Dispõe sobre a Comissão Nacional de Residência Médica e o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação de instituições que ofertam residência médica e de programas de residência médica. Diário Oficial da União. Disponível em: 1(Pag) (mec.gov.br). Acesso em 13 dez 2020.

BRASIL. Lei no 6932, de 07 de julho de 1981. Dispõe sobre as atividades do médico residente e dá outras providências. Diário Oficial da União. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L6932.htm . Acesso em 02 out 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Resolução no 48, de 28 de junho de 2018. Dispõe sobre a Matriz de Competências dos Programas de Residência Médica em Cirurgia Geral e do Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica no Brasil. Diário Oficial da União. Disponível em: < RESOLUÇÃO Nº 48, DE 28 DE JUNHO DE 2018 - Imprensa Nacional (in.gov.br) >. Acesso em 13 dez 2020.

COSTA, Grijalva Otávio Ferreira da et al. Taxonomia dos objetivos educacionais e as teorias de aprendizagem no treinamento das técnicas cirúrgicas laparoscópicas em ambiente de simulação. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, v. 45, n. 5, e1954, 2018. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912018000500400&lng=en&nrm=iso. access on 31 Oct. 2020. Epub Oct 18, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/0100-6991e-20181954.

MOREIRA, A. M. A teoria da Aprendizagem significativa de Ausubel. In: MOREIRA, A. M. Teorias de Aprendizagem. EPU: São Paulo, 1999. 151-165p. Disponível em: Ausubel-Moreira.pdf (usp.br) . Acesso em: 13 dez. 2020.

NACUL, Miguel Prestes; CAVAZZOLA, Leandro Totti; MELO, Marco Cezário de. Situação atual do treinamento de médicos residentes em videocirurgia no Brasil: uma análise crítica. ABCD, arq. bras. cir. dig., São Paulo, v. 28, n. 1, p. 81-85, 2015. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-67202015000100081&lng=en&nrm=iso. access on 30 Oct. 2020. https://doi.org/10.1590/s0102-67202015000100020.

SANTOS, Elizabeth Gomes dos. Residência médica em cirurgia geral no Brasil - muito distante da realidade profissional. Rev. Col. Bras. Cir., Rio de Janeiro, v. 36, n. 3, p. 271-276, jul. 2009. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-69912009000300017&lng=pt&nrm=iso. acessos em 30 out. 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S0100-69912009000300017.

Simpson E. The classification of educational objectives in the psychomotor domain: The psychomotor domain. Washington, DC: Gryphon House; 1972.

SOARES, Leonardo Ribeiro et al. Burnout e pensamentos suicidas em médicos residentes de hospital universitário. Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 36, n. 1, p. 77-82, Mar. 2012. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022012000100011&lng=en&nrm=iso. access on 15 Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/S0100-55022012000100011.

SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Integrative review: what is it? How to do it?. Einstein (São Paulo), São Paulo, v. 8, n. 1, p. 102-106, Mar. 2010. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000100102&lng=en&nrm=iso. access on 12 Dec. 2020. https://doi.org/10.1590/s1679-45082010rw1134.

TONATTO FILHO, Antoninho José et al. O Reflexo do Aumento de Vagas da Residência de Cirurgia Geral no Brasil. Rev. bras. educ. med., Brasília, v. 44, n. 1, e007, 2020. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-55022020000100213&lng=en&nrm=iso. access on 30 Oct. 2020. Epub Mar 13, 2020. http://dx.doi.org/10.1590/1981-5271v44.1-20190178.ing.

TORRES, R. A. T. Gestão do tempo no cotidiano de médicos residentes de Clínica Médica em um hospital público universitário de São Paulo, Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo. São Paulo, p. 123. 2018. Disponível em: < Microsoft Word - FINAL.doc (usp.br) >. Acesso em 15 dez 2020.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

25.08.2021

Como Citar

CARVALHO, Igor Pereira de; PEREIRA, Adilson; OLIVEIRA, Ivanete da Rosa Silva de. Ensino do médico residente em cirurgia geral: proposta de ferramenta didático-pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e18959, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.18959. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18959. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)