A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: até que ponto é possível?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19384

Palavras-chave:

pandemia, atividades acadêmicas, ensino superior

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo perceber a situação dos estudantes do curso de Pedagogia, da Universidade Federal de Alagoas, campus A. C. Simões, em relação às possibilidades de desenvolvimento das atividades acadêmicas. A metodologia da pesquisa esteve pautada em uma perspectiva qualitativa, tendo como técnica o estudo de caso e o questionário como coleta de dados. A partir dos resultados, foi possível analisar a complexidade para a realização de atividades acadêmicas pelos participantes, visto que muitos estão inseridos em uma realidade cuja pobreza estrutural, a exclusão social e a desigualdade econômica são intensas, tendo que enfrentar múltiplos desafios, o que os impede de desenvolver as atividades acadêmicas em tempos de pandemia e de isolamento social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Givanildo da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Doutor em Educação

José Diogenes dos Santos Filho, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Graduando em Pedagogia

Matheus Vieira da Silva, Universidade Federal de Alagoas - UFAL.

Graduando em Pedagogia

Referências

ANTUNES NETO, J. M. F. Sobre ensino, aprendizagem e a sociedade da tecnologia: por que se refletir em tempo de pandemia? Revista Prospectus, v. 2, n. 1, p. 28-38, fev.-ago., 2020. Disponível em: < https://prospectus.fatecitapira.edu.br/index.php/pgt/article/view/32>, acesso em 16 de jun. de 2020.

BARRETO, M. L. et al. O que é urgente e necessário para subsidiar as políticas de enfrentamento da pandemia de COVID-19 no Brasil? Revista Brasileira de Epidemiologia, Rio de Janeiro, v. 23, n. 1, p. 1-4, 2020. Disponível em: < https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2020000100101&script=sci_arttext>, acesso em 15 de jun. de 2020.

BORBA, P. L. O. et al. Desafios ‘práticos e reflexivos’ para os cursos de graduação em terapia ocupacional em tempos de pandemia. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, São Carlos, v. 28 , n. 2, p. 1-18, junho de 2020. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/view/790>, acesso em 16 jun. 2020.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Resolução CNE/CP, nº 5/20, aprovado em 28 de abril de 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados, 1996.

BRASIL. Medida Provisória nº 936, de 1º de abril de 2020. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2020/mpv/mpv936.htm>, acesso em 20 de jun. de 2020.

BRASIL. Medida Provisória nº 956, de 24 de abril de 2020. Disponível em: < https://www.congressonacional.leg.br/materias/medidas-provisorias/-/mpv/141699>, acesso em 20 de jun. de 2020.

COLEMARX. Em defesa da educação pública comprometida com a igualdade social: porque os trabalhadores não devem aceitar aulas remotas. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 22 de abril de 2020. Disponível em: < http://www.colemarx.com.br/wp-content/uploads/2020/04/Colemarx-texto-cr%C3%ADtico-EaD-2.pdf>, acesso em 10 de maio de 2020.

FERREIRA, L. C.; COSTA, C. F. L.; SOUZA, J. P. S. O enigma da pandemia do Covid-19: solidariedade, formação humana e cidadania em tempos difíceis. Revista Augustus, Rio de Janeiro, v. 25, n. 51, p. 165-182. jul./out. 2020. Disponível em: < https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/revistaaugustus/article/view/562>, acesso em 15 de jun. de 2020.

PORTO, M. F. No meio da crise civilizatória tem uma pandemia: desvelando vulnerabilidades e potencialidades emancipatórias. Revista Visão em Debate, v. 8 , n. 1 , p. 1-9, abr. de 2020. Disponível em: <https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1625>, acesso em 15 de jun. de 2020.

SILVA, G. da.; SILVA, A. V. da.; GOMES, E. P. da S. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. Jornal de Políticas Educacionais. V. 15, n. 1. Janeiro de 2021. Disponível em: <https://revistas.ufpr.br/jpe/article/view/77531>, acesso em 29 de jul. 2021.

YIN, R. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Tradução: Ana Thorell; revisão: Cláudio Damacena. Porto Alegre: Bookman, 2010.

Downloads

Publicado

25.08.2021

Como Citar

SILVA, Givanildo da; FILHO, José Diogenes dos Santos; SILVA, Matheus Vieira da. A realização de atividades acadêmicas no ensino superior em tempos de pandemia: até que ponto é possível?. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19384, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19384. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19384. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos