A educação em direitos humanos no currículo escolar do município de Santo André

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19605

Palavras-chave:

educação em direitos humanos, ensino fundamental, anos iniciais, documentos curriculares, políticas educacionais

Resumo

Este estudo analisou as diretrizes relacionadas à Educação em Direitos Humanos (EDH), voltadas para o Ensino Fundamental, presentes nos documentos curriculares do município de Santo André – São Paulo. Foi utilizada a abordagem qualitativa, a partir da análise de conteúdo. Os resultados mostraram que em que pese a presença de algumas diretrizes particularizadas, há um quadro visível de ausências de indicações que pode obstaculizar a formação dos alunos em relação à EDH. Neste contexto, as escolas podem ter concepções, ideias e projetos muito diversos para trabalhar o assunto ou, simplesmente, colocá-lo em um segundo plano. Tal processo pode dar origem a oportunidades de aprendizagem, em relação EDH, muito diferentes. De fato, enquanto alguns jovens poderão vivenciar uma cultura de tolerância, de paz, de solidariedade e de respeito aos direitos humanos, outros podem ficar com este direito restrito. Um processo que pode ser caracterizado como discriminação social. estes dados podem ser usados para fomentar as discussões do a EDH.

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Biografia do Autor

Marina Aparecida Garrrido, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Mestre em Educação

Paulo Sérgio Garcia, Universidade Municipal de São Caetano do Sul - USCS

Doutor em Educação

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Publicado

25.08.2021

Como Citar

GARRRIDO, Marina Aparecida; GARCIA, Paulo Sérgio. A educação em direitos humanos no currículo escolar do município de Santo André. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19605, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19605. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19605. Acesso em: 13 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”