Possibilidades e limitações da abordagem de questão sociocientífica na alfabetização científica e tecnológica de estudantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.19718

Palavras-chave:

abordagem de questão sociocientífica, alfabetização científica e tecnológica

Resumo

Neste estudo, tivemos como objetivos identificar os níveis de Alfabetização Científica e Tecnológica (ACT) expressados por estudantes no desenvolvimento de uma intervenção didática com a abordagem de Questão Sociocientífica (QSC) e analisar possibilidades e limitações da intervenção didática desenvolvida na emergência dos níveis de ACT identificados. Neste sentido, conduzimos uma pesquisa qualitativa com a participação de trinta estudantes do Ensino Médio de uma escola pública estadual e seguimos três etapas metodológicas: planejamento da intervenção didática a partir da abordagem de QSC; desenvolvimento da intervenção didática planejada; e coleta e análise dos dados. Em nossos resultados, identificamos os três níveis de ACT nos estudantes: prática, cívica e cultural. Como possibilidades para a emergência desses níveis de ACT, destacamos a compreensão de implicações econômicas, sociais, éticas e políticas envolvidas no derramamento de óleo no litoral do nordeste e, como limitações, a ausência de discussão sobre valores, interesses e opiniões pessoais dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Robson Almeida Monteiro de Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Licenciado em química

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Doutora em Educação

Referências

ACEVEDO, J. A. D.; ALONSO, A. V.; MANASSERO-MAS, M. A. Papel de la educación CTS en una alfabetización científica y tecnológica para todas las personas. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Madrid, v. 02, n. 02, p. 80-111, 2003.

ALONSO, A. V. Importância da alfabetização científica e do conhecimento acerca da

natureza da Ciência e da Tecnologia para a formação do cidadão. In: MACIEL, M. D.; AMARAL, C. L. C.; GUAZELLI, I. R. B (Orgs.). Ciencia, tecnología e sociedade:

pesquisa e ensino. São Paulo: Terracota, 2010.

ALMEIDA, M. T.; GUIMARÃES, M. A. Raciocínio moral em questões sociocientíficas: argumentação de licenciandos de ciências sobre eutanásia. Amazônia: revista de educação em ciências e matemática. v. 15, n. 34, p. 80-95. jul./dez. 2019.

AULER, D.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científico-tecnológico para quê?.

Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 03, n. 02, p. 122-134, 2001.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 134, n. 248, p. 1-27, 23 dez. 1996. PL 1258/1988

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 10 ago. 2021.

BOCHECO, Otávio. Parâmetros para a abordagem de evento no enfoque CTS. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Científica e Tecnológica) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para inclusão social. Revista Brasileira de Educação, n. 22, p. 89-100, 2003.

CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. 1. ed. Salvador: EDUFBA, p. 27-57, 2018.

GENOVESE, C. L. C. R.; GENOVESE, L. G. R.; CARVALHO, W. L. P. Questões sociocientíficas: origem, características, perspectivas e possibilidades de implementação no ensino de ciências a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Amazônia: revista de educação em ciências e matemática. v. 15, n. 34, p. 5-17. jul./dez. 2019.

HODSON, D. Realçando o papel da ética e da política na educação científica: algumas considerações teóricas e práticas sobre questões sociocientíficas. In: CONRADO, D. M.; NUNES-NETO, N. (org.). Questões sociocientíficas: fundamentos, propostas de ensino e perspectivas para ações sociopolíticas. 1. ed. Salvador: EDUFBA, 2018.

KOLSTO, S. D. Scientific literacy for citizenship: Tools for dealing with the science dimension of controversial socioscientific issues. Science Education. v. 85 (3), p. 291-310, 2004.

LORENZETTI, L.; SIEMSEN, G. H.; OLIVEIRA, S. Parâmetros de Alfabetização Científica e Alfabetização Tecnológica na Educação em Química: analisando a temática ácidos e bases. ACTIO, Curitiba v. 2, n. 1, p. 4-22, jan./jun. 2017.

MERÇON, F. O que é uma gordura trans. Química Nova na Escola, v. 32, n. 2, p. 78-83, 2010.

MORTIMER, E. F.; MACHADO, A. H. Química. 3. ed. v. 3. São Paulo: Scipione, 2013.

PÉREZ, L. F. M. Questões sociocientíficas na prática docente: ideologias, autonomia e formação de professores. São Paulo. Editora Unesp, 2012.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RATCLIFFE, M.; GRACE, M. Science education for citizenship: teaching Socio-scientific issues. 1. ed. Philadelphia. Maidenhead: Open University Press, 2003.

SÁ, L. P.; FRANCISCO, C. A.; QUEIROZ, S. L. Estudos de caso em química. Química Nova, v. 30, n. 3, p. 731-739, 2007.

SADLER, T. D. Informal reasoning regarding socioscientific issues: a critical review of research. Journal of Research in Science Teaching, v. 41, n. 5, p. 513-536, 2004.

SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. Abordagem de aspectos sociocientíficos em aulas de ciências: possibilidades e limitações. Investigações em Ensino de Ciências, v.14, n. 2, p. 191-218, 2009.

SHEN, B. S. P. Science Literacy: Public understanding of science is becoming vitally needed in developing and industrialized countries alike. American Scientist. v. 16, n. 03, p. 265-268, 1975.

SILVA, S. M. B.; SANTOS, W. L. P. Questões sociocientíficas e o lugar da moral nas pesquisas em ensino de ciências. Interações, n. 31, p. 124-148, 2014.

ZEIDLER, D. L.; NICHOLS, B. H. Socioscientific issues: theory and practice. Journal of Elementary Science Education, v. 21, n. 2, p. 49-58, 2009.

ZEIDLER, D. L.; HERMAN, B. C.; SADLER, T. D. New orientations in socioscientific issues research. Disciplinary and Interdisciplinary Science Education Research. v. 1, n. 11, p. 1-9, 2019.

Downloads

Publicado

28.09.2021

Como Citar

FARIAS, Robson Almeida Monteiro de; FIRME, Ruth do Nascimento. Possibilidades e limitações da abordagem de questão sociocientífica na alfabetização científica e tecnológica de estudantes. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e19718, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.19718. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19718. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos