Análise étnico-racial de imagens em livros didáticos de Biologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20389

Palavras-chave:

diversidade, educação, ERER, Inclusão, livro didático

Resumo

O presente trabalho resulta de uma pesquisa de caráter qualitativo. Analisam-se imagens humanas, sobretudo de pessoas negras e indígenas, presentes em livros didáticos de Biologia publicados antes e após a implantação do Programa Nacional do Livro Didático do Ensino Médio, em 2009, e as obras incluídas no Programa Nacional do Livro Didático, de 2018. Os livros de Biologia recorrem a diversas fotografias e representações de seres humanos, cujos contextos socioculturais importam para a manutenção ou transformação da realidade social. Diante da predominância da representação descontextualizada de determinados grupos étnicos, ocasionada pela branquitude acrítica, este estudo tem o objetivo de verificar se a forma de representação plural, regulamentada em editais, está presente nos livros didáticos atuais. Conclui-se que, conquanto tenha havido ligeira melhora na última década, a abordagem dos livros didáticos distribuídos às escolas públicas ainda minimiza a promoção da equidade étnico-racial.

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Biografia do Autor

Michele Assis de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Mestranda em Educação em Ciências 

Russel Teresinha Dutra da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutora em Educação

Tanara Forte Furtado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Doutoranda em Educação

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Publicado

13.10.2021

Como Citar

DE OLIVEIRA, Michele Assis; DA ROSA, Russel Teresinha Dutra; FURTADO, Tanara Forte. Análise étnico-racial de imagens em livros didáticos de Biologia. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20389, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20389. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20389. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos