Educação física cultural e africanidades: exu, saberes discentes e encruzilhadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.20456

Palavras-chave:

africanidades, currículo cultural, encruzilhadas

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo compreender como as/os estudantes significam as práticas corporais de matriz afro-brasileira abordadas nas aulas de Educação Física culturalmente orientadas. O trabalho de campo consistiu na tematização de danças de matrizes culturais afro-brasileiras, ao longo de dois anos letivos, com turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública. Os dados produzidos foram submetidos à análise cultural, fazendo emergir encruzilhadas, mobilizadas no entrecruzamento dos pressupostos do currículo cultural de Educação Física, estudos decoloniais e pedagogia das encruzilhadas. Com base no pensamento de fronteira, materializado na rejeição de uma maneira única de ler a realidade, na desobediência epistêmica, anunciada por uma perspectiva pluriversal, constatada nas performatividades das/os estudantes, além de evidenciadas em cruzos, rolês e ebós epistemológicos, foi possível a aspiração de uma epistemologia exuística, observada na ressignificação das gestualidades, nas vivências organizadas, que emergiram nas frestas, transgressões, rasuras, devires, incertezas, mobilidades, rebeldias, síncopes. Isso fez surgir possibilidades de vir a ser e de existir, podendo abrir outros caminhos e novas encruzilhadas.

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Biografia do Autor

Ronaldo dos Reis, Universidade de São Paulo - USP

Mestre em Educação

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo - USP

Doutor em Educação

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Publicado

30.08.2021

Como Citar

REIS, Ronaldo dos; NEIRA, Marcos Garcia. Educação física cultural e africanidades: exu, saberes discentes e encruzilhadas. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e20456, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.20456. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20456. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 38 “Educação, Diversidade e Questões Étnico-Raciais”