Analisando a sequência didática interativa no processo de construção/reconstrução de concepções de licenciandos em Química sobre a natureza da Ciência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20487

Palavras-chave:

formação inicial de professores, natureza da ciência, sequência didática interativa, teoria da atividade

Resumo

Neste artigo, temos o objetivo de analisar o desenvolvimento de uma sequência didática interativa, enquanto sistema de atividade, realizada por licenciandos em Química no processo de construção/reconstrução de suas concepções sobre a Natureza da Ciência. Realizamos uma pesquisa qualitativa e participante, desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores de Química, e contamos com a participação de dezesseis licenciandos. A partir dos resultados das análises, podemos dizer que a SDI, enquanto sistema de atividade, contribuiu no processo de construção/reconstrução das concepções dos licenciandos sobre a Natureza da Ciência, na medida em que eles se constituíram como sujeitos da atividade, utilizaram artefatos mediadores, seguiram uma divisão de trabalho e as regras da SDI dentro de uma comunidade de sala de aula junto à professora-pesquisadora. Destacamos que a multiplicidades de vozes, a historicidade e as contradições, princípios do sistema de atividades, foram constitutivos desse processo.

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Biografia do Autor

Jéssica Silva Vila Nova, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Mestranda em Ensino de Ciências

Ruth do Nascimento Firme, Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE

Doutora em Educação

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Publicado

22.08.2022

Como Citar

SILVA VILA NOVA, Jéssica; DO NASCIMENTO FIRME, Ruth. Analisando a sequência didática interativa no processo de construção/reconstrução de concepções de licenciandos em Química sobre a natureza da Ciência. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20487, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20487. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20487. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos