Analisando a sequência didática interativa no processo de construção/reconstrução de concepções de licenciandos em Química sobre a natureza da Ciência
DOI:
https://doi.org/10.5585/41.2022.20487Palavras-chave:
formação inicial de professores, natureza da ciência, sequência didática interativa, teoria da atividadeResumo
Neste artigo, temos o objetivo de analisar o desenvolvimento de uma sequência didática interativa, enquanto sistema de atividade, realizada por licenciandos em Química no processo de construção/reconstrução de suas concepções sobre a Natureza da Ciência. Realizamos uma pesquisa qualitativa e participante, desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores de Química, e contamos com a participação de dezesseis licenciandos. A partir dos resultados das análises, podemos dizer que a SDI, enquanto sistema de atividade, contribuiu no processo de construção/reconstrução das concepções dos licenciandos sobre a Natureza da Ciência, na medida em que eles se constituíram como sujeitos da atividade, utilizaram artefatos mediadores, seguiram uma divisão de trabalho e as regras da SDI dentro de uma comunidade de sala de aula junto à professora-pesquisadora. Destacamos que a multiplicidades de vozes, a historicidade e as contradições, princípios do sistema de atividades, foram constitutivos desse processo.
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