Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/39.2021.20580

Palavras-chave:

, políticas educacionais, ensino fundamental, trajetórias escolares, fluxo, reprovação escolar

Resumo

Este trabalho investigou o transcorrer de um conjunto de trajetórias escolares mediante a antecipação da idade de ingresso no ensino fundamental e a ampliação do tempo de permanência nesta etapa de ensino, instituídos respectivamente pelas Leis n.º 11.114/2005 e n.º 11.274/2006. Assim, foram analisadas trajetórias percorridas de 2006 a 2014, as quais integraram a primeira coorte de alunos de uma determinada escola pública municipal, totalmente submetida às referidas leis. Buscou-se examinar o fluxo dos alunos ao longo desta etapa de escolarização básica, considerando que, no horizonte dessas leis, estão a redução das desigualdades educacionais, especialmente aquelas que se manifestam por meio da reprovação escolar. As trajetórias foram acompanhadas através de diários de classe e atas de resultado final. Concluiu-se que, apesar dos estímulos legais, o fluxo das trajetórias escolares, sobretudo percorridas em contexto social desfavorável, demonstrou-se severamente comprometido pelas reprovações.

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Biografia do Autor

Vanessa Gomes de Castro, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG

Doutora em Ciências Sociais

Fernando Tavares Júnior, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF

Doutor em Sociologia

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Publicado

18.10.2021

Como Citar

CASTRO, Vanessa Gomes de; TAVARES JÚNIOR, Fernando. Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil. Dialogia, [S. l.], n. 39, p. e20580, 2021. DOI: 10.5585/39.2021.20580. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20580. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 39 “Retratos de Escolas: estudos sobre a escolarização em diferentes contextos e territórios educativos”