Trajetórias escolares em contexto social desfavorável e as reformas educacionais recentes no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5585/39.2021.20580Palavras-chave:
, políticas educacionais, ensino fundamental, trajetórias escolares, fluxo, reprovação escolarResumo
Este trabalho investigou o transcorrer de um conjunto de trajetórias escolares mediante a antecipação da idade de ingresso no ensino fundamental e a ampliação do tempo de permanência nesta etapa de ensino, instituídos respectivamente pelas Leis n.º 11.114/2005 e n.º 11.274/2006. Assim, foram analisadas trajetórias percorridas de 2006 a 2014, as quais integraram a primeira coorte de alunos de uma determinada escola pública municipal, totalmente submetida às referidas leis. Buscou-se examinar o fluxo dos alunos ao longo desta etapa de escolarização básica, considerando que, no horizonte dessas leis, estão a redução das desigualdades educacionais, especialmente aquelas que se manifestam por meio da reprovação escolar. As trajetórias foram acompanhadas através de diários de classe e atas de resultado final. Concluiu-se que, apesar dos estímulos legais, o fluxo das trajetórias escolares, sobretudo percorridas em contexto social desfavorável, demonstrou-se severamente comprometido pelas reprovações.
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