Influência da categoria administrativa, modalidade de aplicação e nota Ideb na avaliação Enade dos cursos de administração do estado de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.20824

Palavras-chave:

Enade, Ideb, políticas públicas, políticas públicas educacionais

Resumo

As políticas públicas são ações realizadas pelo Estado, envolvendo suas iniciativas, investimentos e prioridades com intuito de atender a determinadas demandas sociais. No campo da educação, por exemplo, têm-se as políticas públicas para concessão, expansão e avaliação do desempenho estudantil, como o IDEB e o ENADE. O objetivo desta pesquisa foi analisar a influência da categoria administrativa, da modalidade de aplicação e das notas obtidas nas provas do Ideb, nas notas do Enade de 2018 dos cursos de Administração de Minas Gerais. Essa pesquisa descritiva, com abordagem de dados quantitativa utilizou pesquisa documental nos sites E-Mec e Q Edu para coleta de dados, e ferramentas estatísticas de regressão logística e testes de médias para análise. Como resultado observou-se influência da natureza administrativa e da forma de aplicação, e a não influência do desempenho no Ideb no desempenho no Enade para os cursos de Administração analisados.

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Biografia do Autor

Henrique Rosario Carvalho Esteves, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Mestrando em Administração Pública

Agnaldo Keiti Higuchi, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Doutor em Administração

Raquel Cristina Lucas Mota, Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM

Doutora em Serviço Social

 

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Publicado

10.05.2022

Como Citar

ESTEVES, Henrique Rosario Carvalho; HIGUCHI, Agnaldo Keiti; MOTA, Raquel Cristina Lucas. Influência da categoria administrativa, modalidade de aplicação e nota Ideb na avaliação Enade dos cursos de administração do estado de Minas Gerais. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e20824, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.20824. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/20824. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos