Adolescência e construção da personalidade moral
DOI:
https://doi.org/10.5585/41.2022.21333Palavras-chave:
adolescência, moralidade, educação em valoresResumo
A adolescência, enquanto um fenômeno sociocultural, traz em si diferentes aspectos da vida pessoal e social que implicam na constituição de cada sujeito humano. Este artigo, de cunho teórico, resulta dos estudos realizados sobre o processo construtivo da moralidade humana e objetiva apresentar e discutir a construção da personalidade moral, com foco na adolescência, tendo como principal base teórica os estudos de Puig (1998); teórico e educador em valores de referência na área, cuja vida e obra se dedicam a esclarecer e aprofundar os estudos sobre o desenvolvimento da moralidade. Dessa forma, foi realizado um resgate do conceito de adolescência a fim de discutir esse fenômeno sob a perspectiva da educação em valores, enquanto construção da personalidade moral, elucidando algumas possibilidades de introdução aos procedimentos de educação moral ou em valores no ambiente educativo.
Downloads
Referências
BERRIOS-VALENZUELA, L; BUXARRAIS-ESTRADA, M. R. Educación en valores: análisis sobre las expectativas y los valores de los adolescentes. Revista Educación y Educadores, vol. 16. n. 2. p. 244-264, maio/ago. 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5294/edu.2013.16.2.3. Acesso em: 20 dez. 2021.
BRASIL. Lei 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, 16 jul. 1990.
ESCAMÉZ, J.; LÓPEZ, R. G.; PÉREZ, C. P.; LLOPIS, A. El aprendizaje de valores y actitudes: teoría y práctica. Barcelona/Espanha: Octaedro, 2007.
GARCÍA, X. M.; PUIG, J. M. As sete competências para educar em valores. São Paulo: Summus, 2010.
HERCULANO-HOUZEL, S. O cérebro em transformação. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.
KOHLBERG, L. Psicología del desarrollo moral. Bilbao Spain: Desclée de Brouwer, 1992.
LINDE NAVAS, A. La educación moral según Lawrence Kohlberg: una utopía realizable. Revista Praxis Filosófica, n. 28. jan/jun. 2009. pp.7-22. Cali, Colombia: Redalyc, 2009. Disponível em: https://doi.org/10.25100/pfilosofica.v0i28.3272. Acesso em: 20 dez. 2021.
OZELLA, S.; AGUIAR, W. M. J. Desmistificando a concepção de adolescência. Cadernos de Pesquisa, v. 38, n. 133, p. 97-125, jan./abr. 2008. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000100005. Acesso em: 20 dez. 2021.
PALFREY, J.; GASSER, U. Nascidos na era digital: entendendo a primeira geração de nativos digitais. Porto Alegre: Artmed, 2011.
PAPALIA, D. E.; OLDS, S. W.; FELDMAN, R. D. Desenvolvimento humano. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
PIAGET, Jean. O juízo moral na criança. São Paulo: Summus, 1994.
PONCE, B. J. A educação em valores no currículo escolar. Revista e-curriculum, v.5, n.1, dez. São Paulo: 2009. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/3255/2173. Acesso em: 20 dez. 2021.
PUIG, J. M. A construção da personalidade moral. São Paulo: Editora Ática, 1998.
PUIG, J. M. Práticas morais: uma abordagem sociocultural da educação moral. São Paulo: Moderna, 2004.
SOUZA, C.; SILVA, D. N. H. Adolescência em debate: contribuições teóricas à luz da perspectiva histórico-cultural. Psicologia em Estudo [online]. 2018, v. 23. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v23.e35751. Acesso em: 20 dez. 2021.
VARGAS CORDERO, Z. R., Desarrollo moral, valores y ética; una investigación dentro del aula. Revista Educación, v. 28. n. 2. pp. 91-104. Montes de Oca, Costa Ria, 2004. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44028206. Acesso em: 20 dez. 2021.
ZANELATO, E.; URT, S. C. A Atividade Pedagógica para Adolescentes: Contribuições da Psicologia Histórico-Cultural. Psicologia em Estudo [online]. 2021, v. 26. n. 45690. Rondônia, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4025/psicolestud.v26i0.45690. Acesso em: 13 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.