Perfil e competências dos diretores de escolas da educação profissional – um estudo exploratório sobre duas instituições no Estado de São Paulo

Mario Minoru Kitazawa, Paulo Roberto Prado Constantino

Resumo


Este estudo se propõe a identificar o perfil e competências esperados da direção escolar na educação profissional, a partir de uma pesquisa documental sobre os fundamentos legais e a literatura relacionada ao perfil ocupacional dos diretores de unidade do SENAI-SP e dos diretores de escola do Centro Paula Souza, cotejados à luz das dimensões de competências do diretor escolar previstas no Parecer CNE/CP nº 04/2021. Apesar do pressuposto de que a dimensão pedagógica concentraria o maior número de atribuições, em se tratando das referidas instituições, o estudo mostrou que isso não ocorreu. Verificou-se que as dimensões administrativas e político-institucional adquiriram maior presença, dado o caráter estratégico do cargo, e a dimensão pedagógica apresentou a terceira maior concentração. Percebeu-se que as dimensões pessoal e relacional não possuem atribuições específicas em ambas as instituições, o que poderia ser aperfeiçoado em redações posteriores dos documentos oficiais e observado com acuidade pela administração.


Palavras-chave


Direção; Educação profissional; Gestão e administração escolar; SENAI; CEETEPS.

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DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21577

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