FIOCRUZ e pandemias: A importância da História da Ciência nos anos iniciais do ensino fundamental

Lucas Peres Guimarães, Denise Leal de Castro

Resumo


O nosso momento de pandemia ressaltou a importância de levar ao conhecimento da população a importância de instituições, tendo em vista que é necessário levar os estudantes a perceberem que a sua construção não foi algo linear,  e a FIOCRUZ é  orgulho nacional e todos podem conhecer suas limitações e benefícios que podem levar a sociedade. O presente artigo apresenta uma estratégia didática elaborada sobre a utilização da história da ciência para o ensino através da ação da FIOCRUZ, tal abordagem necessita ser explorada desde o início da escolarização das crianças, pois permite que elas desenvolvam de forma gradativa, um entendimento sobre o que é e como se faz ciências. Foi organizado um grupo colaborativo com professoras polivalentes dos anos iniciais do ensino fundamental para uma discussão mais ampla das possibilidades e limites da história da ciência, e uma produção desse grupo é a estratégia didática apresentada nesse artigo.


Palavras-chave


história da ciência; grupo colaborativo; crianças; ensino de ciências

Texto completo:

PDF

Referências


BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F. Algumas propostas para contribuir na formação do cidadão crítico. In: BELTRAN, M. H.R.; TRINDADE, L. dos S. P.. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. 1ed.São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017, v. 1, p. 17-42.

BERTAGNA-ROCHA, M. A formação dos saberes sobre Ciências e seu ensino: trajetórias de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP. 2013.

DINIZ-PEREIRA, J. E. A construção social do individualismo na profissão docente: como transcender as fronteiras tradicionais da identidade dos professores? Rev. educ. PUC- Camp., Campinas, 20(2):127-142, maio/ago., 2015.

LITTLE, J. W. The Persistence of Privacy: Autonomy and Initiative in Teachers‘ Professional Relations. Teachers College Record ,91(4), 509-536, 1990.

LIMA, M. E. C. C., & MAUÉS, E. R. C. Uma releitura do papel da professora das séries iniciais no desenvolvimento e aprendizagem de ciências das crianças. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, v. 8, p. 161-175, 2006.

LORENZETTI, L.; DELIZOICOV, D. Alfabetização científica no contexto das séries inicias. Ensaio - Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 3, n. 1, jun. 2001.

MARQUES, D.M. Dificuldades e possibilidades da utilização da História da Ciência no Ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial. Tese (Doutorado)–Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2010.

MATTHEWS, M. R. História, filosofia e ensino de Ciências: A tendência atual de reaproximação. In: Caderno Catarinense de ensino de física. n. 12, vol. 3, 1995.

MENEZES, L. Investigar para ensinar Matemática: Contributos de um projecto de investigação colaborativa para o desenvolvimento profissional de professores. Tese (Doutorado) – Universidade de Lisboa, Faculdade de Ciências, 2004, 7002 pp

MINAYO, M.C.S. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. In: MINAYO, M.C.S. (Org). Pesquisa Social – Teoria, Método e Criatividade, 21ª edição. Petrópolis: Vozes, 2002.

ROSA, F. Desenvolvimento Profissional Docente: Contribuições e Limites de um processo formativo em um grupo colaborativo de professores de Ciências da rede pública de Juiz de Fora (MG). 2017. 281f. Tese. (Doutorado em Química) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2017.Disponível:https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/6124/1/fernandabassolirosa.pdf. Acesso em 7 de jan de 2019.

SASSERON, L.. Ensino de Ciências por Investigação e o Desenvolvimento de Práticas: Uma Mirada para a Base Nacional Comum Curricular. Revista Brasileira De Pesquisa Em Educação Em Ciências, v. 18, n. 3, p. 1061-1085, 2018

SMYTH, J. Teachers as collaborative learners: challenging dominant forms of supervision. Buckingham: Open Univesity Press, 1991.

VISSICARO, S. de P., História das ciências para os anos iniciais do ensino fundamental I : aportes para o desenvolvimento profissional de professores. – Tese de doutorado, Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP , 2019




DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.21804

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2022 Dialogia

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2022 Todos os direitos reservados.

Esta obra está licenciada com uma Licença 
Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional