O ensino de 2º grau no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: a dualidade educacional na lei nº 5.692/1971

Autores

  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte– UERN Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN http://orcid.org/0000-0002-6625-7963
  • Stenio de Brito Fernandes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC/RN http://orcid.org/0000-0001-6300-9561
  • Marlúcia Menezes de Paiva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN http://orcid.org/0000-0002-1123-342X

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.21935

Palavras-chave:

Lei nº 5.692/1971, ensino médio, dualidade, politecnia

Resumo

A Lei nº 5.692/1971 refletiu os interesses da ditadura civil-militar no Brasil, percebidos pela incorporação dos fundamentos da racionalização do trabalho escolar e na adoção do Ensino Profissionalizante no 2º grau. O presente estudo tem a propositiva de discutir sobre a dualidade do Ensino de 2º grau no contexto da Lei nº 5.692 de 11 de agosto de 1971. Para tanto, o estudo é de abordagem qualitativa em que nos utilizamos de fontes bibliográficas e históricas. Como resultados, apontamos que o Ensino de 2º grau na vigência da referida Lei se apresenta como uma proposta de cunho liberal. O estudo apontou que a politecnia e a omnilateralidade são caminhos a serem continuamente trilhados no âmbito da educação, sobretudo do atual Ensino Médio, no sentido de superar a dualidade histórica, presente com maior realce, nesse nível de ensino.

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Biografia do Autor

Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte– UERN Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN

Mestra em Educação

 

Stenio de Brito Fernandes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN Secretaria da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer - SEEC/RN

Mestre em Educação

 

Marlúcia Menezes de Paiva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN

Doutora em Educação

 

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Publicado

02.09.2022

Como Citar

FERNANDES, Aleksandra Nogueira de Oliveira; FERNANDES, Stenio de Brito; PAIVA, Marlúcia Menezes de. O ensino de 2º grau no contexto da ditadura civil-militar no Brasil: a dualidade educacional na lei nº 5.692/1971. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e21935, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.21935. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21935. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos