Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2197Palavras-chave:
Tecnicismo, Atuação Profissional na Educação Física Escolar, Tendências Educacionais.Resumo
Resumo: A pedagogia tecnicista é uma abordagem que se iniciou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, raizada pelo golpe militar e profundamente influenciada por ele, é ainda possível perceber algumas de suas características. Esta corrente, nascida nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, tem como base a Filosofia Positivista de Comte e a Psicologia Comportamental de Skinner. Portanto este estudo tem por objetivo verificar os pontos convergentes entre as características da tendência tecnicista e a atuação do professor de Educação Física Escolar. Foram entrevistados educadores de escola pública e privada, utilizando uma entrevista semi-dirigida. Os resultados demonstram que existem grandes diferenças na atuação as instituições pública e privada, sendo que o docente da primeira entrevista (pública) revelou em sua atuação, algumas características acentuadamente tecnicistas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
22.08.2011
Como Citar
JANUÁRIO, Paulo Clepard Silva; OLIVEIRA, André Luis de; GARCIA, Alessandro Barreta. Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 199–210, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2197. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2197. Acesso em: 1 mar. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Visualizações
- Resumo 965
- PDF 2149