Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar

Autores

  • Paulo Clepard Silva Januário Universidade Nove de Julho
  • André Luis de Oliveira Universidade Nove de Julho
  • Alessandro Barreta Garcia Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2197

Palavras-chave:

Tecnicismo, Atuação Profissional na Educação Física Escolar, Tendências Educacionais.

Resumo

Resumo: A pedagogia tecnicista é uma abordagem que se iniciou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, raizada pelo golpe militar e profundamente influenciada por ele, é ainda possível perceber algumas de suas características. Esta corrente, nascida nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, tem como base a Filosofia Positivista de Comte e a Psicologia Comportamental de Skinner. Portanto este estudo tem por objetivo verificar os pontos convergentes entre as características da tendência tecnicista e a atuação do professor de Educação Física Escolar. Foram entrevistados educadores de escola pública e privada, utilizando uma entrevista semi-dirigida. Os resultados demonstram que existem grandes diferenças na atuação as instituições pública e privada, sendo que o docente da primeira entrevista (pública) revelou em sua atuação, algumas características acentuadamente tecnicistas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Clepard Silva Januário, Universidade Nove de Julho

Licenciado em Educação Física - Universidade Nove de Julho

André Luis de Oliveira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação - PUC-SP

Alessandro Barreta Garcia, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação - Universidade Nove de Julho

Downloads

Publicado

22.08.2011

Como Citar

JANUÁRIO, Paulo Clepard Silva; OLIVEIRA, André Luis de; GARCIA, Alessandro Barreta. Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 199–210, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2197. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2197. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)