Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar

Autores/as

  • Paulo Clepard Silva Januário Universidade Nove de Julho
  • André Luis de Oliveira Universidade Nove de Julho
  • Alessandro Barreta Garcia Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2197

Palabras clave:

Tecnicismo, Atuação Profissional na Educação Física Escolar, Tendências Educacionais.

Resumen

Resumo: A pedagogia tecnicista é uma abordagem que se iniciou no Brasil entre as décadas de 60 e 70, raizada pelo golpe militar e profundamente influenciada por ele, é ainda possível perceber algumas de suas características. Esta corrente, nascida nos Estados Unidos na segunda metade do século XX, tem como base a Filosofia Positivista de Comte e a Psicologia Comportamental de Skinner. Portanto este estudo tem por objetivo verificar os pontos convergentes entre as características da tendência tecnicista e a atuação do professor de Educação Física Escolar. Foram entrevistados educadores de escola pública e privada, utilizando uma entrevista semi-dirigida. Os resultados demonstram que existem grandes diferenças na atuação as instituições pública e privada, sendo que o docente da primeira entrevista (pública) revelou em sua atuação, algumas características acentuadamente tecnicistas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paulo Clepard Silva Januário, Universidade Nove de Julho

Licenciado em Educação Física - Universidade Nove de Julho

André Luis de Oliveira, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação - PUC-SP

Alessandro Barreta Garcia, Universidade Nove de Julho

Mestre em Educação - Universidade Nove de Julho

Publicado

2011-08-22

Cómo citar

JANUÁRIO, Paulo Clepard Silva; OLIVEIRA, André Luis de; GARCIA, Alessandro Barreta. Uma análise da tendência tecnicista na atuação do professor de educação física escolar. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 199–210, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2197. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2197. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a