Jovens mulheres estudantes e a escola pública de Ensino Médio no contexto da pandemia

Paula Montenegro Euzébio, Dirce Djanira Pacheco e Zan

Resumo


Parte de pesquisa de mestrado, em andamento, neste artigo nos propomos analisar a relação que jovens mulheres estudantes estabelecem com a escola de Ensino Médio no contexto de pandemia. Questionamos de que modo se deu essa relação, partindo da hipótese de que a condição de gênero a afeta de forma singular, baseando-nos em um referencial feminista. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de 2º e 3º ano do Ensino Médio de escola pública de uma cidade de Minas Gerais. Desenvolve-se pelas seguintes categorias: A escola e o ensino remoto; A condição feminina e a relação com a escola na pandemia; Projeto de Futuro e a escola. Identificamos uma maior responsabilização das meninas em relação ao trabalho doméstico, que impactou fortemente na relação com os estudos neste período. Por sua vez, a sociabilidade aparece como componente central da relação positiva que estabelecem com a escola e foi fortemente atingida pela pandemia.


Palavras-chave


young women; pandemic; public school; high school

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DOI: https://doi.org/10.5585/41.2022.22396

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