Jovens mulheres estudantes e a escola pública de Ensino Médio no contexto da pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22396

Palabras clave:

young women, pandemic, public school, high school

Resumen

Parte de pesquisa de mestrado, em andamento, neste artigo nos propomos analisar a relação que jovens mulheres estudantes estabelecem com a escola de Ensino Médio no contexto de pandemia. Questionamos de que modo se deu essa relação, partindo da hipótese de que a condição de gênero a afeta de forma singular, baseando-nos em um referencial feminista. Realizou-se entrevistas semiestruturadas com seis estudantes de 2º e 3º ano do Ensino Médio de escola pública de uma cidade de Minas Gerais. Desenvolve-se pelas seguintes categorias: A escola e o ensino remoto; A condição feminina e a relação com a escola na pandemia; Projeto de Futuro e a escola. Identificamos uma maior responsabilização das meninas em relação ao trabalho doméstico, que impactou fortemente na relação com os estudos neste período. Por sua vez, a sociabilidade aparece como componente central da relação positiva que estabelecem com a escola e foi fortemente atingida pela pandemia.

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Biografía del autor/a

Paula Montenegro Euzébio, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Mestranda em Educação

 

Dirce Djanira Pacheco e Zan, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutora em Educação

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Publicado

2022-08-26

Cómo citar

EUZÉBIO, Paula Montenegro; ZAN, Dirce Djanira Pacheco e. Jovens mulheres estudantes e a escola pública de Ensino Médio no contexto da pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22396, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22396. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22396. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”