Monte Cabeça de Velho: um elemento na construção de cidades educadoras em Moçambique

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/45.2023.22883

Palavras-chave:

cabeça de velho, cidade educadora, educação social

Resumo

O objetivo central do presente artigo é compreender a importância do monte Cabeça de Velho como um elemento fundamental na construção da cidade educadora no município de Chimoio, Moçambique. Metodologicamente, trata-se duma pesquisa qualitativa baseada no estudo bibliográfico, associado à entrevista para  buscar  informações relativas à temática. Os resultados do estudo apontam que o Monte Cabeça do Velho constitui um local de convergências entre as atividades socioculturais, comunitárias, turísticas, artísticas e educativas, onde as pessoas aprendem a valorizar o saber local e a formação de valores morais e éticos. Portanto, Monte Cabeça de Velho é um lugar que favorece à  comunidade criar espaços de lazer, cultura e educação (História local, tradicional, social), contribuindo desse modo, na melhoria e incremento da qualidade de vida dos munícipes da Cidade de Chimoio.

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Biografia do Autor

Rogério Filipe Mário, Universidade Presbiteriana Mackenzie – UPM

Doutorando em Educação, Arte e História da Cultura

 

Romeu Ricardo Cândido, Universidade Estadual do Rio de Janeiro– UERJ

Doutorando em Sociologia Política

 

Maria Aparecida Perez, Universidade de Siegen– Uni Siegen

Doutora em Educação

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Publicado

07.07.2023

Como Citar

MÁRIO, Rogério Filipe; CÂNDIDO, Romeu Ricardo; PEREZ, Maria Aparecida. Monte Cabeça de Velho: um elemento na construção de cidades educadoras em Moçambique. Dialogia, [S. l.], n. 45, p. e22883, 2023. DOI: 10.5585/45.2023.22883. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22883. Acesso em: 2 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 45 “Cidade Educadora: princípios e oportunidades”