Formar-se docente crítica-libertadora: um processo permanente de desconstrução e reconstrução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23078

Palavras-chave:

formação de professores, Pedagogia, Educação Libertadora, transgressão

Resumo

O presente trabalho procurou articular o processo de amadurecimento acadêmico durante os quatro anos no curso de licenciatura em Pedagogia, utilizando a metodologia Memorial de Formação, tendo como sul o pensamento epistemológico de Paulo Freire, bell hooks, Pierre Bourdieu, Vitor Paro entre outros. A partir dos sentidos expressos em letras do hip hop e do rap nacional, estruturou-se então em três tópicos: Principia, sobre as escolhas de vida ligadas ao processo ideológico familiar e social sobre a docência; Ano passado eu Morri sobre os acontecimentos durante a pandemia do Covid-19 com o desvelar das práticas de uma educação bancária e neoliberal e Quem sonha junto, sobe junto, o esperançar por uma educação democrática e um compromisso de uma práxis emancipatória. A conclusão anuncia a importância da formação crítica para esperançar e superar as adversidades que vivenciamos ao longo da docência.

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Biografia do Autor

Laís Almeida Mascarenhas, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Licenciada em Pedagogia

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Doutor em Educação Física

Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira, Universidade São Vicente – UNIBR

Doutora em Educação

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Publicado

09.12.2022

Como Citar

MASCARENHAS, Laís Almeida; MALDONADO, Daniel Teixeira; OLIVEIRA, Cristiane Tavares Casimiro de. Formar-se docente crítica-libertadora: um processo permanente de desconstrução e reconstrução. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23078, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23078. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23078. Acesso em: 15 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”