Formar-se docente crítica-libertadora: um processo permanente de desconstrução e reconstrução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23078

Palavras-chave:

formação de professores, Pedagogia, Educação Libertadora, transgressão

Resumo

O presente trabalho procurou articular o processo de amadurecimento acadêmico durante os quatro anos no curso de licenciatura em Pedagogia, utilizando a metodologia Memorial de Formação, tendo como sul o pensamento epistemológico de Paulo Freire, bell hooks, Pierre Bourdieu, Vitor Paro entre outros. A partir dos sentidos expressos em letras do hip hop e do rap nacional, estruturou-se então em três tópicos: Principia, sobre as escolhas de vida ligadas ao processo ideológico familiar e social sobre a docência; Ano passado eu Morri sobre os acontecimentos durante a pandemia do Covid-19 com o desvelar das práticas de uma educação bancária e neoliberal e Quem sonha junto, sobe junto, o esperançar por uma educação democrática e um compromisso de uma práxis emancipatória. A conclusão anuncia a importância da formação crítica para esperançar e superar as adversidades que vivenciamos ao longo da docência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Laís Almeida Mascarenhas, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Licenciada em Pedagogia

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de São Paulo – IFSP

Doutor em Educação Física

Cristiane Tavares Casimiro de Oliveira, Universidade São Vicente – UNIBR

Doutora em Educação

Referências

ARELARO, Lisete, Esperança e resistência em Paulo Freire. FREIRE, Ana Maria Araújo. A palavra boniteza na leitura de mundo de Paulo Freire. São Paulo: Paz e Terra, 2021. p. 25-49.

ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. 5ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2013.

APPLE, Michael. Ideologia e Currículo. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.

CARA, Daniel. Contra a barbárie, o direito à educação. In: CÁSSIO, Fernando (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 25-31.

EMICIDA. Principia (2019). São Paulo: Laboratório Fantasma. Disponível em: https://www.letras.mus.br/emicida/principia-part-fabiana-cozza-pastoras-do-rosario-e-pastor-henrique-vieira/. Acesso em: 12 mai. 2022.

EMICIDA. AmarElo (2019). São Paulo: Laboratório Fantasma. Disponível em: https://www.letras.mus.br/emicida/amarelo-feat-majur-e-pabllo-vittar/#album:amarelo-2019. Acesso em: 1 de mai. 2022.

EMICIDA, DRIKA BARBORA, MATUÊ. Quem sonha junto, sobre junto (2022). São Paulo: Laboratório Fantasma. Disponível em: https://www.letras.mus.br/emicida/sobe-junto-part-drik-barbosa-e-matue/. Acesso em: 18 mai. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. 24ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: reflexões sobre minha vida e minha práxis. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 62ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. 6ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 71ª ed. São Paulo: Paz & Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 4ª ed. São Paulo: Cortez, 1980.

hooks, bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2ª ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2017.

hooks, bell. Educação democrática. In: CÁSSIO, Fernando. (Org.) Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 197-207.

NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio. Pierre Bourdieu: Escritos de Educação. 9ª ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 1999.

OSOWSKY, Cecília Irene. Situações Limites. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 375.

PARO, Vitor Henrique. A utopia da gestão escolar democrática. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 60, p. 51–53, 2013. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/cp/article/view/1235. Acesso em: 11 jul. 2022.

PRADO, Guilherme do Val Toledo; SOLIGO, Rosaura. Memorial de formação: quando as memórias narram a história da formação. Porque escrever é fazer história: revelações, subversões, superações. Campinas: Alínea, v. 1, p. 47-62, 2007. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/drupal/sites/www.fe.unicamp.br/files/pf/subportais/graduacao/proesf/proesf_memoriais13.pdf. Acesso em: 20 out. 2021.

Publicado

2022-12-09

Como Citar

MASCARENHAS, Laís Almeida; MALDONADO, Daniel Teixeira; OLIVEIRA, Cristiane Tavares Casimiro de. Formar-se docente crítica-libertadora: um processo permanente de desconstrução e reconstrução. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23078, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23078. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23078. Acesso em: 18 mai. 2024.

Edição

Secção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”