Questões éticas e pesquisa em educação: diálogos com Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/42.2022.23187

Palavras-chave:

educação infantil, ética, Paulo Freire, Pedagogia da Autonomia, pesquisa educacional.

Resumo

No contexto de desafios relacionados ao desenvolvimento de pesquisas em educação, este texto aborda contribuições das ideias de Paulo Freire ao percurso teórico-metodológico de uma pesquisa de doutorado, concluída em 2021, que focalizou a interlocução entre a formação continuada e a avaliação institucional na educação infantil. Em uma abordagem qualitativa e na perspectiva de estudo teórico, este artigo de cunho bibliográfico-documental discute acerca de questões éticas, tomando por base reflexões presentes na obra “Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa”. As análises evidenciam implicações do pensamento freireano para a compreensão da pesquisa como ato ético, político e pedagógico que pode produzir, por meio da valorização de nossa presença no mundo, a convicção de que mudar é possível e, desse modo, fortalecer movimentos de transformações sociais.

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Biografia do Autor

Maria Nilceia de Andrade Vieira, Universidade Federal do Espírito Santo – Ufes

Doutora em Educação

 

Valdete Côco, Universidade Federal Fluminense – UFF

Doutora em Educação

 

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Publicado

29.12.2022

Como Citar

VIEIRA, Maria Nilceia de Andrade; CÔCO, Valdete. Questões éticas e pesquisa em educação: diálogos com Paulo Freire. Dialogia, [S. l.], n. 42, p. e23187, 2022. DOI: 10.5585/42.2022.23187. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/23187. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 42 “Paulo Freire e seu legado para a educação de crianças, jovens e adultos”