Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador

Autores

  • Márcio Câmara Xavier UNINOVE
  • Célia Regina Teixeira UNINOVE
  • Bianca Priscila Saveti UNINOVE

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2348

Palavras-chave:

Tecnologias da Informação e Comunicação, internet, recurso didático, educação tecnológica.

Resumo

Este artigo pretende refletir sobre a relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o papel por elas desempenhados no espaço educacional. Estas reflexões estão apoiadas nos estudos de MORAN (2009), FREITAS (2005) e KENSKI (2008), entre outros, pois consideram que o trabalho docente necessita incorporar as TICs, colocando-as a serviço de uma prática pedagógica com o princípio efetivo do ensinar. Concluindo, sugerimos algumas ferramentas aplicáveis, de uso gratuito, disponíveis na Internet.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Câmara Xavier, UNINOVE

Formado em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2010. Pós-graduando em História - Relações Sociais e Cultura - UNINOVE, 2010.

Célia Regina Teixeira, UNINOVE

Doutora em Educação: Currículo (2006)/ Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP

Bianca Priscila Saveti, UNINOVE

Formada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE, 2010.

Downloads

Publicado

21.06.2011

Como Citar

XAVIER, Márcio Câmara; TEIXEIRA, Célia Regina; SAVETI, Bianca Priscila. Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 105–116, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.2348. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2348. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos