Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i1.2348Palavras-chave:
Tecnologias da Informação e Comunicação, internet, recurso didático, educação tecnológica.Resumo
Este artigo pretende refletir sobre a relação entre Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o papel por elas desempenhados no espaço educacional. Estas reflexões estão apoiadas nos estudos de MORAN (2009), FREITAS (2005) e KENSKI (2008), entre outros, pois consideram que o trabalho docente necessita incorporar as TICs, colocando-as a serviço de uma prática pedagógica com o princípio efetivo do ensinar. Concluindo, sugerimos algumas ferramentas aplicáveis, de uso gratuito, disponíveis na Internet.Downloads
Downloads
Publicado
21.06.2011
Como Citar
XAVIER, Márcio Câmara; TEIXEIRA, Célia Regina; SAVETI, Bianca Priscila. Aplicação das tecnologias da informação e comunicação (TICS) na educação e os desafios do educador. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 105–116, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i1.2348. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2348. Acesso em: 23 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Roanny Torres Lopes, Andresa Costa Pereira, Marco Antônio Dias da Silva (2013)
O uso das TIC no ensino da morfologia nos cursos de saúde do Rio Grande do Norte. Revista Brasileira de Educação Médica, 37(3), 359.10.1590/S0100-55022013000300008
Thatiana Daboit Arruda Sá, Madalena Pereira Da Silva, Lilia Aparecida Kanan, Lúcia Ceccato De Lima (2023)
Uso das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) nas práticas pedagógicas da educação infantil. Caderno Pedagógico, 20(5), 1179.10.54033/cadpedv20n5-009
Visualizações
- Resumo 2278
- PDF 2775