Educação Infantil, creche, espaço e práticas pedagógicas nas teses e dissertações: um estudo bibliométrico
Primary Education, nursery, space and pedagogic practices in theses and dissertations: a bibliometric study
DOI:
https://doi.org/10.5585/45.2023.23832Palavras-chave:
Educação Infantil, creche, prática pedagógica, espaço, análise bibliométrica.Resumo
Este estudo objetivou analisar a produção científica acadêmica em teses e dissertações acerca da Educação Infantil, creche, espaço e práticas pedagógicas publicadas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações do Instituto Brasileiro de Informação para Ciência e Tecnologia (BDTD/IBICT), no recorte temporal de 2018 a 2022. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de cunho qualiquantitativo, que utiliza a análise bibliométrica. Os resultados mostram 22 pesquisas selecionadas, as quais revelam a diversidade de temas no objeto investigado, relacionados à infância, práticas pedagógicas, protagonismo infantil, espaço e formação docente, e sinalizam que ainda há muito a se aprofundar na formação docente para que se efetivem novas práticas pedagógicas que revelem a criança como sujeito e protagonista da aprendizagem. Conclui-se que novos estudos podem ser empreendidos, tendo por objetivo refletir sobre a prática pedagógica e a importância do espaço como potencializador da aprendizagem na Educação Infantil, tendo como perspectiva práticas referendadas, inovadoras e participativas.Downloads
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