Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s nas práticas educacionais: um estudo a partir da ótica dos docentes de Ciências contábeis frente ao ensino remoto

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.24048

Palabras clave:

tecnologias de informação e comunicação, ensino remoto emergencial, docentes, contabilidade

Resumen

O estudo teve por objetivo investigar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) utilizadas pelos docentes no curso de graduação em Ciências Contábeis das Instituições de Ensino Superior (IES) públicas federais da região sul do Brasil para o ensino remoto no período emergencial. O objeto de pesquisa foram as IES federais da região sul do Brasil que ofertam o curso de contábeis. A população foi composta pelos docentes atuantes dessas instituições. O ensaio de abordagem quantitativa teve como instrumento um questionário online, nas informações coletadas foram realizadas as técnicas de levantamento e análise de frequência. Os resultados revelaram que 100% dos docentes reconhecem a importância das TIC’s e as utilizam no processo de ensino aprendizagem. Como ponto positivo pela utilização das TIC’s foram destacadas a facilidade de interação entre professores e alunos, como pontos negativos a falta de treinamento docente e de recursos destinados pelas instituições a este propósito.

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Biografía del autor/a

Giovanna Gomes Cure, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Mestranda em Contabilidade - PPGCONT - FURG

 

Danielle Bueno Bueno, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Mestranda em Contabilidade - PPGCONT - FURG

Flávia Verônica Silva Jacques, Universidade Federal do Rio Grande - FURG

Doutora em Política Social e Direitos Humanos

 

Cristiane Gularte Quintana, Universidade Federal do Rio Grande – FURG

Doutora em Educação Ambiental

 

 

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Publicado

2023-04-25

Cómo citar

CURE, Giovanna Gomes; BUENO, Danielle Bueno; JACQUES, Flávia Verônica Silva; QUINTANA, Cristiane Gularte. Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC’s nas práticas educacionais: um estudo a partir da ótica dos docentes de Ciências contábeis frente ao ensino remoto. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24048, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24048. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24048. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias