Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2437Palavras-chave:
Gestão da classe, formação pedagógica, psicologia educacionalResumo
O presente estudo tem como objetivo discutir a formação docente necessária ao aprendizado da gestão de uma classe escolar com eficiência e qualidade. Haverá uma fórmula para se alcançar o manejo de classe? A gestão de uma classe escolar, mediante a diversidade de educandos presentes no sistema educacional, envolve vários conhecimentos e habilidades, dentre estes, uma formação pedagógica consistente enriquecida com os subsídios da psicologia. Autoridade e autoritarismo são conceitos e práticas distintas. A prática pedagógica nos moldes da democracia implica atitude dialógica e comprometida em formar cidadãos com autonomia de pensamento e ação. A formação docente contínua é condição sine qua non para o alcance de uma prática docente comprometida com o desenvolvimento pleno do educando e a construção de saberes e habilidades importantes para a vidaDownloads
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Publicado
08.03.2012
Como Citar
CÉLIA BORGES, Maria. Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 149–160, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2437. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2437. Acesso em: 5 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos