Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar

Autores

  • Maria Célia Borges Universidade Federal do Triangulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2437

Palavras-chave:

Gestão da classe, formação pedagógica, psicologia educacional

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a formação docente necessária ao aprendizado da gestão de uma classe escolar com eficiência e qualidade. Haverá uma fórmula para se alcançar o manejo de classe? A gestão de uma classe escolar, mediante a diversidade de educandos presentes no sistema educacional, envolve vários conhecimentos e habilidades, dentre estes, uma formação pedagógica consistente enriquecida com os subsídios da psicologia. Autoridade e autoritarismo são conceitos e práticas distintas. A prática pedagógica nos moldes da democracia implica atitude dialógica e comprometida em formar cidadãos com autonomia de pensamento e ação. A formação docente contínua é condição sine qua non para o alcance de uma prática docente comprometida com o desenvolvimento pleno do educando e a construção de saberes e habilidades importantes para a vida

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Biografia Autor

Maria Célia Borges, Universidade Federal do Triangulo Mineiro

Doutor e Mestre em Letras Clássicas e Vernáculas (USP) e professor de Língua Portuguesa da UNINOVE

Publicado

2012-03-08

Como Citar

CÉLIA BORGES, Maria. Gestão da classe: formação docente, autoridade e contexto escolar. Dialogia, [S. l.], n. 13, p. 149–160, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N13.2437. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2437. Acesso em: 30 set. 2024.

Edição

Secção

Artigos