STEAM e educação teatral: quando estudantes de engenharia assumem um papel
DOI:
https://doi.org/10.5585/49.2024.24694Palavras-chave:
Augusto Boal, engenharia, subjetificação, Educação STEAM, teatro do oprimidoResumo
Onze estudantes de engenharia mecânica participaram de um projeto STEAM (interdisciplinaridade entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática) a partir de uma atividade teatral de concepção e encenação de uma peça sobre seu próprio curso. Ao respeito, realizou-se uma Descrição Densa desse projeto, incluindo os significados e intenções da peça. Nesse sentido, entrevistaram-se os alunos para que essa descrição pudesse refletir suas vozes. Como resultado, observou-se que o a atividade permitiu aprender sobre engenharia e teatro. Além disso, foi um espaço para contrastar a engenharia ideal e real perante a sociedade e chamar os alunos para o papel de sujeitos responsáveis por suas vidas pessoais, profissionais e políticas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, C.; BENTO, L.; JARDIM, G.; RAMALHO, M.; AMORIM, L.; FOLINO, C. H. Theater as a strategy for youth engagement in the fight against aids. Interface: Communication, Health, Education, v. 25, 16 abr. 2021. https://doi.org/10.1590/INTERFACE.200402
BIESTA, G. Risking Ourselves in Education: Qualification, Socialization, and Subjectification Revisited. Educational Theory, v. 70, n. 1, p. 89–104, 16 fev. 2020. https://doi.org/10.1111/edth.12411
CARRASQUILLA, O. M.; SAN ROQUE, I. M.; PASCUAL, E. S. Actitudes hacia la ciencia en la educación STEM: desarrollo de una escala para la detección y fomento de vocaciones tempranas. REOP - Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, v. 34, n. 1, p. 122–140, 29 abr. 2023. https://doi.org/10.5944/reop.vol.34.num.1.2023.37421
CATTERALL, L. A Brief History of STEM and STEAM from an Inadvertent Insider. STEAM, v. 3, n. 1, p. 1–13, dez. 2017. https://doi.org/10.5642/STEAM.20170301.05
CHESKY, N. Z.; WOLFMEYER, M. R. Introduction to STEM Education. Philosophy of STEM Education, p. 1–16, 2015. https://doi.org/10.1057/9781137535467_1
FRANÇA, G. S.; RIBEIRO, R. C.; SOARES, L. R.; CALMONI, J.; DE FRANÇA, G. B.; BRITO, P. E. The Flat Earth satire: using science theater to debunk absurd theories. Geoscience Communication, v. 4, n. 2, p. 297–301, 2021. https://doi.org/10.5194/gc-4-297-2021
GUYOTTE, K. W. Toward a Philosophy of STEAM in the Anthropocene. Educational Philosophy and Theory, v. 52, n. 7, p. 769–779, 6 jun. 2020. https://doi.org/10.1080/00131857.2019.1690989
KETTLE, M.; HEIMANS, S.; BIESTA, G.; TAKAYAMA, K. In recognition of teachers and teaching. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 51, n. 1, p. 1–4, 1 jan. 2023. https://doi.org/10.1080/1359866X.2023.2168334.
KINA, V. J.; FERNANDES, K. C. Augusto Boal’s Theatre of the oppressed: democratising art for social transformation. Critical and Radical Social Work, v. 5, n. 2, p. 241–252, ago. 2017. https://doi.org/10.1332/204986017X14951776937239
MAGALHÃES, S. M. O. Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia. Dialogia, n. 13, p. 101–122, 8 mar. 2012. https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2776
MARTINS, L. de S.; RODRIGUES-SILVA, J. Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt. Educação e Filosofia, v. 35, n. 75, 19 abr. 2022. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-64064
MEJIAS, S.; THOMPSON, N.; SEDAS, R. M.; ROSIN, M.; SOEP, E.; PEPPLER, K.; ROCHE, J.; WONG, J.; HURLEY, M.; BELL, P.; BEVAN, B. The trouble with STEAM and why we use it anyway. Science Education, v. 105, n. 2, p. 209–231, 3 mar. 2021. https://doi.org/10.1002/sce.21605
OLIVEIRA, P. L. S. Transforming a Brazilian Aeronaut into a French Hero: Celebrity, Spectacle, and Technological Cosmopolitanism in the Turn-of-the-Century Atlantic. Past & Present, v. 254, n. 1, p. 235–275, 27 jan. 2022. https://doi.org/10.1093/pastj/gtab011
PARRY, S. Science in performance. Manchester: Manchester University Press, 2020. https://doi.org/10.7765/9781526150905
PELEG, R.; BARAM-TSABARI, A. Learning Robotics in a Science Museum Theatre Play: Investigation of Learning Outcomes, Contexts and Experiences. Journal of Science Education and Technology, v. 26, n. 6, p. 561–581, 1 dez. 2017. https://doi.org/10.1007/s10956-017-9698-9
PERIGNAT, E.; KATZ-BUONINCONTRO, J. STEAM in practice and research: An integrative literature review. Thinking Skills and Creativity, v. 31, n. October 2018, p. 31–43, 2019. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2018.10.002
PILLOTTO, S. S. D.; CAMARGO, J. A.; GOMES, A. H. Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas. Dialogia, n. 41, p. e21215, 10 maio 2022. https://doi.org/10.5585/41.2022.21215
RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Conceptualising and framing STEAM education: What is (and what is not) this educational approach? Texto Livre, 2023a. [In press].
RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. La educación STEAM y el aprendizaje lúdico en todos los niveles educativos. Revista Prâksis, v. 1, p. 188–212, 24 jan. 2023b. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3170
RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. STEM/STEAM in Early Childhood Education for Sustainability (ECEfS): A Systematic Review. Sustainability, v. 15, n. 4, p. 3721, 17 fev. 2023c. https://doi.org/10.3390/su15043721
RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Students’ conceptions about Engineering and its connections with mathematics and science. Ensenanza de las Ciencias, 2023d [In press].
RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Systematic review about students’ conceptions of engineering accessed through drawings: Implications to STEAM education. International Journal of Cognitive Research in Science, Engineering and Education, 2023e [In press].
RODRIGUES-SILVA, J.; BRITO, A. L.; FARIA, G. T.; GABRIEL, L. de C.; OLIVEIRA, W. J.; VIANA, L. A. F. Engenharia & arte: Representação da engenharia mecânica através de mosaicos. Revista Extensão & Sociedade, n. Edição Especial do 8o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, p. 19–27, 2018. Available at: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20especial%20%7C%208%C2%BA%20CBEU/Artigo%2002 accessed on 15 Jun. 2023.
SILVA-HORMAZÁBAL, M.; JEFFERSON, R.-S.; ALSINA, Á.; SALGADO, M. Integrando matemáticas y ciencias: una actividad STEAM en Educación Primaria. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 18, n. 66, 30 dez. 2022. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1412
SILVA-HORMAZÁBAL, M.; RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA. Conectando matemáticas e ingeniería a través de la estadística : una actividad STEAM en educación primaria. Revista Electrónica de Conocimientos, Saberes y Prácticas, v. 5, n. 1, p. 9–31, 2022. https://doi.org/https://doi.org/10.5377/recsp.v5i1.15118
THOLEN, B. Bridging the gap between research traditions: on what we can really learn from Clifford Geertz. Critical Policy Studies, v. 12, n. 3, p. 335–349, 3 jul. 2018. https://doi.org/10.1080/19460171.2017.1352528
URIA-IRIARTE, E. Pedagogy of paradox: Discovering the role of drama-facilitator in the secondary school classroom. Youth Theatre Journal, v. 35, n. 1–2, p. 25–36, 3 jul. 2021. https://doi.org/10.1080/08929092.2020.1867682
VO, T.; HAMMACK, R. Developing and Empirically Grounding the Draw-An-Engineering-Teacher Test (DAETT). Journal of Science Teacher Education, v. 33, n. 3, p. 262–281, 3 abr. 2022. https://doi.org/10.1080/1046560X.2021.1912272
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.