STEAM e educação teatral: quando estudantes de engenharia assumem um papel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.24694

Palavras-chave:

Augusto Boal, engenharia, subjetificação, Educação STEAM, teatro do oprimido

Resumo

Onze estudantes de engenharia mecânica participaram de um projeto STEAM (interdisciplinaridade entre Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes/Humanidades e Matemática) a partir de uma atividade teatral de concepção e encenação de uma peça sobre seu próprio curso. Ao respeito, realizou-se uma Descrição Densa desse projeto, incluindo os significados e intenções da peça. Nesse sentido, entrevistaram-se os alunos para que essa descrição pudesse refletir suas vozes. Como resultado, observou-se que o a atividade permitiu aprender sobre engenharia e teatro. Além disso, foi um espaço para contrastar a engenharia ideal e real perante a sociedade e chamar os alunos para o papel de sujeitos responsáveis por suas vidas pessoais, profissionais e políticas.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jefferson Rodrigues-Silva, Instituto Federal de Minas Gerais

Doutor em Educação

Ángel Alsina, University of Girona

Full Professor from the Department of Subject-Specific Didactics and Director of the Cátedra de Didática das Matemáticas M. Antònia Canals at the University of Girona (UdG), Spain. Principal researcher of the Grup de Recerca en Educació Científica i Ambiental (GRECA) from UdG.

Referências

ALMEIDA, C.; BENTO, L.; JARDIM, G.; RAMALHO, M.; AMORIM, L.; FOLINO, C. H. Theater as a strategy for youth engagement in the fight against aids. Interface: Communication, Health, Education, v. 25, 16 abr. 2021. https://doi.org/10.1590/INTERFACE.200402

BIESTA, G. Risking Ourselves in Education: Qualification, Socialization, and Subjectification Revisited. Educational Theory, v. 70, n. 1, p. 89–104, 16 fev. 2020. https://doi.org/10.1111/edth.12411

CARRASQUILLA, O. M.; SAN ROQUE, I. M.; PASCUAL, E. S. Actitudes hacia la ciencia en la educación STEM: desarrollo de una escala para la detección y fomento de vocaciones tempranas. REOP - Revista Española de Orientación y Psicopedagogía, v. 34, n. 1, p. 122–140, 29 abr. 2023. https://doi.org/10.5944/reop.vol.34.num.1.2023.37421

CATTERALL, L. A Brief History of STEM and STEAM from an Inadvertent Insider. STEAM, v. 3, n. 1, p. 1–13, dez. 2017. https://doi.org/10.5642/STEAM.20170301.05

CHESKY, N. Z.; WOLFMEYER, M. R. Introduction to STEM Education. Philosophy of STEM Education, p. 1–16, 2015. https://doi.org/10.1057/9781137535467_1

FRANÇA, G. S.; RIBEIRO, R. C.; SOARES, L. R.; CALMONI, J.; DE FRANÇA, G. B.; BRITO, P. E. The Flat Earth satire: using science theater to debunk absurd theories. Geoscience Communication, v. 4, n. 2, p. 297–301, 2021. https://doi.org/10.5194/gc-4-297-2021

GUYOTTE, K. W. Toward a Philosophy of STEAM in the Anthropocene. Educational Philosophy and Theory, v. 52, n. 7, p. 769–779, 6 jun. 2020. https://doi.org/10.1080/00131857.2019.1690989

KETTLE, M.; HEIMANS, S.; BIESTA, G.; TAKAYAMA, K. In recognition of teachers and teaching. Asia-Pacific Journal of Teacher Education, v. 51, n. 1, p. 1–4, 1 jan. 2023. https://doi.org/10.1080/1359866X.2023.2168334.

KINA, V. J.; FERNANDES, K. C. Augusto Boal’s Theatre of the oppressed: democratising art for social transformation. Critical and Radical Social Work, v. 5, n. 2, p. 241–252, ago. 2017. https://doi.org/10.1332/204986017X14951776937239

MAGALHÃES, S. M. O. Atitude transdisciplinar no ensino de psicologia. Dialogia, n. 13, p. 101–122, 8 mar. 2012. https://doi.org/10.5585/dialogia.N13.2776

MARTINS, L. de S.; RODRIGUES-SILVA, J. Das crises às possibilidades da Educação Superior no Brasil: uma leitura a partir de Hannah Arendt. Educação e Filosofia, v. 35, n. 75, 19 abr. 2022. https://doi.org/10.14393/REVEDFIL.v35n75a2021-64064

MEJIAS, S.; THOMPSON, N.; SEDAS, R. M.; ROSIN, M.; SOEP, E.; PEPPLER, K.; ROCHE, J.; WONG, J.; HURLEY, M.; BELL, P.; BEVAN, B. The trouble with STEAM and why we use it anyway. Science Education, v. 105, n. 2, p. 209–231, 3 mar. 2021. https://doi.org/10.1002/sce.21605

OLIVEIRA, P. L. S. Transforming a Brazilian Aeronaut into a French Hero: Celebrity, Spectacle, and Technological Cosmopolitanism in the Turn-of-the-Century Atlantic. Past & Present, v. 254, n. 1, p. 235–275, 27 jan. 2022. https://doi.org/10.1093/pastj/gtab011

PARRY, S. Science in performance. Manchester: Manchester University Press, 2020. https://doi.org/10.7765/9781526150905

PELEG, R.; BARAM-TSABARI, A. Learning Robotics in a Science Museum Theatre Play: Investigation of Learning Outcomes, Contexts and Experiences. Journal of Science Education and Technology, v. 26, n. 6, p. 561–581, 1 dez. 2017. https://doi.org/10.1007/s10956-017-9698-9

PERIGNAT, E.; KATZ-BUONINCONTRO, J. STEAM in practice and research: An integrative literature review. Thinking Skills and Creativity, v. 31, n. October 2018, p. 31–43, 2019. https://doi.org/10.1016/j.tsc.2018.10.002

PILLOTTO, S. S. D.; CAMARGO, J. A.; GOMES, A. H. Percursos formativos na educação: experiências estéticas, memórias e narrativas. Dialogia, n. 41, p. e21215, 10 maio 2022. https://doi.org/10.5585/41.2022.21215

RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Conceptualising and framing STEAM education: What is (and what is not) this educational approach? Texto Livre, 2023a. [In press].

RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. La educación STEAM y el aprendizaje lúdico en todos los niveles educativos. Revista Prâksis, v. 1, p. 188–212, 24 jan. 2023b. https://doi.org/10.25112/rpr.v1.3170

RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. STEM/STEAM in Early Childhood Education for Sustainability (ECEfS): A Systematic Review. Sustainability, v. 15, n. 4, p. 3721, 17 fev. 2023c. https://doi.org/10.3390/su15043721

RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Students’ conceptions about Engineering and its connections with mathematics and science. Ensenanza de las Ciencias, 2023d [In press].

RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA, Á. Systematic review about students’ conceptions of engineering accessed through drawings: Implications to STEAM education. International Journal of Cognitive Research in Science, Engineering and Education, 2023e [In press].

RODRIGUES-SILVA, J.; BRITO, A. L.; FARIA, G. T.; GABRIEL, L. de C.; OLIVEIRA, W. J.; VIANA, L. A. F. Engenharia & arte: Representação da engenharia mecânica através de mosaicos. Revista Extensão & Sociedade, n. Edição Especial do 8o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, p. 19–27, 2018. Available at: https://periodicos.ufrn.br/extensaoesociedade/issue/view/Edi%C3%A7%C3%A3o%20especial%20%7C%208%C2%BA%20CBEU/Artigo%2002 accessed on 15 Jun. 2023.

SILVA-HORMAZÁBAL, M.; JEFFERSON, R.-S.; ALSINA, Á.; SALGADO, M. Integrando matemáticas y ciencias: una actividad STEAM en Educación Primaria. Unión - Revista Iberoamericana de Educación Matemática, v. 18, n. 66, 30 dez. 2022. https://union.fespm.es/index.php/UNION/article/view/1412

SILVA-HORMAZÁBAL, M.; RODRIGUES-SILVA, J.; ALSINA. Conectando matemáticas e ingeniería a través de la estadística : una actividad STEAM en educación primaria. Revista Electrónica de Conocimientos, Saberes y Prácticas, v. 5, n. 1, p. 9–31, 2022. https://doi.org/https://doi.org/10.5377/recsp.v5i1.15118

THOLEN, B. Bridging the gap between research traditions: on what we can really learn from Clifford Geertz. Critical Policy Studies, v. 12, n. 3, p. 335–349, 3 jul. 2018. https://doi.org/10.1080/19460171.2017.1352528

URIA-IRIARTE, E. Pedagogy of paradox: Discovering the role of drama-facilitator in the secondary school classroom. Youth Theatre Journal, v. 35, n. 1–2, p. 25–36, 3 jul. 2021. https://doi.org/10.1080/08929092.2020.1867682

VO, T.; HAMMACK, R. Developing and Empirically Grounding the Draw-An-Engineering-Teacher Test (DAETT). Journal of Science Teacher Education, v. 33, n. 3, p. 262–281, 3 abr. 2022. https://doi.org/10.1080/1046560X.2021.1912272

Downloads

Publicado

12.07.2024

Como Citar

RODRIGUES-SILVA, Jefferson; ALSINA, Ángel. STEAM e educação teatral: quando estudantes de engenharia assumem um papel: . Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e24694, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.24694. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24694. Acesso em: 29 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos