A singularidade do ser que nasce para o mundo: um diálogo com Bakhtin e outras vozes
DOI:
https://doi.org/10.5585/51.2024.24780Palavras-chave:
prática pedagógica, crianças, singularidade do serResumo
Realizar uma prática educativa com crianças na Educação Infantil, requer dos docentes muita sensibilidade, observação e compreensão da singularidade que cada criança carrega consigo. Diante desta importância e necessidade, este artigo tem como objetivo refletir sobre essa singularidade trazendo contribuições significativas para a formação e prática docente. Com este propósito, um diálogo se delineou com os autores Bakhtin (1997, 2006, 2010), Hanna Arendt (1997, 2007), Charlot (2000), François (2006), Severino Antônio (2009), Suely Mello (2007), Leontiev (1978) e outros. Nesta pesquisa bibliográfica, empregamos uma abordagem qualitativa com enfoque dialógico. Ficou claramente perceptível que as crianças precisam ser respeitadas nas suas singularidades, reconhecidas como seres ativos, capazes de atribuir significados e construir sentidos nas complexas relações que mantêm no mundo e com o mundo que as rodeia. Daí a importância de os docentes se sensibilizarem acerca da singularidade da criança, de forma a potencializar novos sentidos para a prática educativa.
Downloads
Referências
ARENDT, Hanna. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1997.
ARENDT, Hanna. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.
ANTÔNIO, Severino. Uma nova escuta poética da educação e do conhecimento: Diálogos com Prigogine, Morin e outras vozes. São Paulo: Paulus, 2009.
BAKHTIN, Mikhail M. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BAKHTIN, Mikhail M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Editora Hucitec, 2006.
BAKHTIN, Mikhail M. Para uma filosofia do ato responsável. In: PONZIO, Augusto; GEGE/UFSCar - Grupo de Estudos dos Gêneros do Discurso (org.). Tradução Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: Pedro & João Editores, 2010.
BRASIL. Senado Federal. Estatuto da criança e do adolescente. Edição atualizada até outubro de 2017. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. Disponível: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/534718/eca_1ed.pdf. Acesso em: 22 mar. 2024.
BRASIL. Unicef. Convenção sobre os direitos da criança. Washington: Nações Unidas, 20 nov. 1989. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/convencao-sobre-os-direitos-da-crianca. Acesso em: 06 maio 2023.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: Elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.
CORSARO, William A. Sociologia da infância. 2. ed., Porto Alegre: Artmed, 2011.
COVRE, Aline Maria P. M.; NAGAI, Eduardo E.; MIOTELLO, Valdemir. Palavras e contrapalavras: Glossariando conceitos, categorias e noções de Bakhtin. 1. ed. São Carlos: Pedro & João Editores, 2013.
FACCI, Marilda Gonçalves Dias. A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigotski. Cadernos CEDES, Campinas, v. 24, n. 62, p. 64-81, abr. 2004.
FRANÇOIS, Frédéric. O que nos indica a “linguagem da criança”: algumas considerações sobre a “linguagem”. Tradução de Guacira Marcondes Machado Leite.
In: DEL RÉ, Alessandra et al. (org.). Aquisição da linguagem: Uma abordagem psicolinguística. São Paulo: Contexto, 2006.
HOYUELOS, Alfredo; RIERA, María Antonia. Complexidade e relações na educação infantil. São Paulo: Phorte, 2019.
LEONTIEV, Alexis N. O desenvolvimento do psiquismo. Tradução de Manuel Dias Duarte. Lisboa: Livros Horizonte, 1978.
MELLO, Suely A. Infância e humanização: Algumas considerações na perspectiva histórico-cultural. Perspectiva, vol.25, n.1, p.83–104. 30 abr. 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/1630. Acesso em: 22 mar. 2024.
RICHTER, Sandra Regina S.; BARBOSA, Maria Carmem S. Os bebês interrogam o currículo: As múltiplas linguagens na creche. Educação, v.35, n.1, p. 85–96, jan./abr. de 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5902/198464441605. Acesso em: 22 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Dialogia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.