O curso de Pedagogia como constituidor da identidade docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.25347

Palavras-chave:

curso de pedagogia; formação inicial; identidade docente; pedagogo

Resumo

Este artigo tem o objetivo de perceber os traços identitários constituídos na formação de egressas do curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal Catarinense – campus Videira (Santa Catarina). A abordagem adotada foi de caráter qualitativo, recorrendo à entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, pautada na análise de conteúdo. Foram entrevistadas seis pedagogas egressas do curso, atuantes no âmbito da Educação Infantil na rede pública e privada do município de Videira. Os resultados da pesquisa apontaram que a formação inicial apresenta grande relevância no processo da constituição da identidade. Essa constatação ficou evidente nos depoimentos das pedagogas sobre os reflexos da formação na sua constituição docente. Com os achados, denota-se que a identidade docente é o resultado de um processo de construção, influenciado por vivências e pensamentos, sendo constituída a partir de um processo de experiências e reflexões na formação e atuação profissional, em um movimento constante e infindável.

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Biografia do Autor

Raissa Caiane Dias, Colégio Salvatoriano Imaculada Conceição – CIC

Graduada em Pedagogia

 

Valdinei Marcolla, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Catarinense - Campus Videira – IFC

Doutor em Educação

 

Cláudia Fátima Kuiawinski, Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim – URI

Mestre em Educação

 

Referências

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Publicado

26.08.2024

Como Citar

DIAS, Raissa Caiane; MARCOLLA, Valdinei; KUIAWINSKI, Cláudia Fátima. O curso de Pedagogia como constituidor da identidade docente. Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e25347, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.25347. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25347. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos