A identidade ciborgue: conflitos do pós- humanismo no filme Transcendence – A Revolução (2014)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.25359

Palavras-chave:

ciborgue, evolução, identidade, pós-humanidade

Resumo

Este artigo, resultado de pesquisa do PIBIC, visa problematizar questões relacionadas ao pós-humanismo a partir do filme Transcendence (2014). O exame de tal questão apresenta uma realidade em que o ciborgue e a sua construção enquanto ser social estão presentes em nosso cotidiano. A abordagem para a realização do presente estudo se edifica no diálogo entre a teoria pós-humana e o cinema, através do método dialético. Buscando reflexões e tendo embasamento em teóricos(as) como Maia (2017), Haraway (2009), Zaboli (2016), Nietzsche (2008), entre outros. Nesse sentido, nosso trabalho também busca entender o processo de hibridização em curso ao longo dos anos, o qual, na medida em que potencializa melhorias no corpo humano, proporciona efeitos transumanos.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gustavo Santos Almeida, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Acadêmico em Pedagogia

Jean Paul d' Antony, Universidade Federal de Sergipe – UFS

Doutor em Literatura e Cultura

Referências

ANTONIO, Keoma. Transhumanismo e suas oscilações prometeico-fáusticas: tecnoapoteose na era da tecnociência demiúrgica. Natal: PPGFIL, 2018.

BARRY, Max. Homem-máquina. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2012.

HARAWAY, Donna; KUNZRU, Hari; TADEU, Tomaz. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MAIA, João Jerónimo. Transumanismo e pós-humanismo – descodificação política de uma problemática contemporânea. 2017. 305 f. Tese (Doutorado em Estudos Contemporâneos) – Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, Universidade de Coimbra, 2017.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia ciência. Trad. de Antonio Carlos Braga. São Paulo: Escala, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Assim falava Zaratustra. 3. ed. São Paulo: Escala, 2008.

RUDIGER, Francisco. Cibercultura e pós humanismo. Porto Alegre: Edipucs, 2008.

TRANSCENDENCE: A Revolução. Direção: Wally Pfister. Roteiro: Jack Paglen. Produtores: Aaron Ryder, Andrew A. Kosove, Annie Marter, Broderick Johnson, Christopher Nolan, David Valdes, Kate Conhen, Marisa Polvino. Distribuidor: Diamond Films Brasil. Duração 120 min. País: EUA. 2014.

WAJCMAN, Judy. GERENCIAMENTO como um homem: mulheres e homens na gestão corporativa. 1. ed. [S. l.]: Edt. Polity Press, 1998.

ZABOLI, Fabio; CORREIA, Elder; LAMAR; Adolfo. Corpo, tecnologia e desporto:

Considerações a partir do caso Danielle Bradshaw. Movimento, Porto Alegre, v. 22,

n. 2, 659-670, abr./jun. de 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/1153/115345745023.pdf. Acesso em: 11 jul. 2024.

Downloads

Publicado

12.12.2024

Como Citar

ALMEIDA, Gustavo Santos; D’ ANTONY, Jean Paul. A identidade ciborgue: conflitos do pós- humanismo no filme Transcendence – A Revolução (2014). Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e25359, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.25359. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25359. Acesso em: 19 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê n. 51 “Saberes rizomáticos em educação”