Desafios Contemporâneos do Ensino de Sociologia na Sociedade da Informação

Autores

  • Irineu Francisco Barreto Junior Mestrado em Direito da FMU; Fundação Seade; Mestrado em Ciências Sociais da UVV-ES.

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v9i2.2660

Palavras-chave:

Educação Superior, Sociologia, Sociedade da Informação

Resumo

Este artigo discute os desafios recentes provocados pela Sociedade da Informação para o ensino de sociologia em cursos de educação superior. Discute-se que a sinergia entre o ensino de sociologia na educação superior e a Sociedade da Informação advém das conexões entre o aparato tecnológico e a sociedade que o produziu, numa relação simbiótica e dialética. Constata-se que a constante adequação do ensino ao cenário social, econômico e político adquire novos contornos com o aparato tecnológico que causa transformações na organização das sociedades e suscita novos desafios aos professores e aos analistas dos fenômenos sociológicos. O artigo fundamenta-se em experiência docente e pesquisa bibliográfica que trata dos temas da Sociologia como componente da formação superior e do advento da Sociedade da Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Irineu Francisco Barreto Junior, Mestrado em Direito da FMU; Fundação Seade; Mestrado em Ciências Sociais da UVV-ES.

Professor de Metodologia da Pesquisa Científica e Didática do Ensino Superior do Mestrado em Direito da Sociedade da Informação das Faculdades Metropolitanas Unidas – FMU. Analista de Pesquisas da Fundação Seade, São Paulo. Docente do Programa de Mestrado em Ciências Sociais do Centro Universitário de Vila Velha – ES. Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP

Downloads

Publicado

24.08.2011

Como Citar

BARRETO JUNIOR, Irineu Francisco. Desafios Contemporâneos do Ensino de Sociologia na Sociedade da Informação. Dialogia, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 231–238, 2011. DOI: 10.5585/dialogia.v9i2.2660. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2660. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos