A andarilhagem da Filosofia endereçada ao universo institucional

Autores

  • Leoni Maria Padilha Henning UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N15.2754

Palavras-chave:

Ensino de Filosofia, Educação Escolar, Formação

Resumo

Resumo – O presente texto tem por finalidade discutir a problemática do ensino de Filosofia, levando em consideração a característica histórica irreverente e livre da Filosofia e a sua difícil acomodação no contexto institucional escolar. Tenta contribuir para o entendimento desse problema, o qual julga ser central, a partir de uma discussão quanto aos objetivos da Filosofia na formação educacional da juventude, tomando por base a LDB/1996 e outros autores. Contudo, alerta para que os filósofos comprometam-se com um claro entendimento da ambientação escolar em que exercem o seu trabalho para que tenham maior clareza das suas possibilidades, dos seus limites e das importantes contribuições que podem propiciar na formação da juventude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leoni Maria Padilha Henning, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

Graduada em Filosofia (UFPR, 1974), obteve o "Master of Education" (USA, 1976), o "Master of Science"(USA, 1991) e o Doutorado em Educação (UNESP, 2003).

Downloads

Publicado

12.12.2012

Como Citar

HENNING, Leoni Maria Padilha. A andarilhagem da Filosofia endereçada ao universo institucional. Dialogia, [S. l.], n. 15, p. 133–140, 2012. DOI: 10.5585/dialogia.N15.2754. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2754. Acesso em: 16 ago. 2024.

Edição

Seção

Artigos