Novos letramentos e inclusão de alunos surdos: o ChatGPT no contexto de tecnologia assistiva para o ensino de português como L2 na modalidade escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.28294

Palavras-chave:

educação inclusiva, educação de surdos, novos letramentos, tecnologia assistiva, ChatGPT

Resumo

O objetivo deste estudo é investigar o uso do ChatGPT na qualidade de tecnologia assistiva para ensino de português como L2 para surdos. A pesquisa se fundamenta na teoria dos novos letramentos, em estudos sobre educação de surdos e na tecnologia assistiva. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa para realização de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de natureza aplicada. Os resultados apontam que o ChatGPT ajuda os alunos surdos na revisão e correção de sua escrita, ampliação do vocabulário, compreensão de regras linguísticas e criação de materiais no ensino e aprendizagem de português como L2. Conclui-se que os novos letramentos possibilitam um novo ethos no uso do ChatGPT na qualidade de tecnologia assistiva no ciberespaço para o ensino de português como L2 para surdos, promovendo a inclusão, equidade e valorização da cultura surda.

Downloads

Biografia do Autor

Iago Ferraz Nunes, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil

Mestrando em Letras (concentração em Linguística) pela Universidade Federal do Piauí (UFPI); Licenciado em Letras Libras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e professor substituto na Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE).

Naziozênio Antonio Lacerda, Universidade Federal do Piauí (UFPI), Teresina, PI, Brasil

Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada) pela UFMG (2012) e professor de Linguística e de Linguística Aplicada na Universidade Federal do Piauí (UFPI), lotado na Coordenação de Letras Vernáculas (CLV).

Referências

AZAMBUJA, C. B. da R. de. O ethos dos novos letramentos em narrativas de docentes de um curso de licenciatura em letras. 2023. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Letras - Português e Literatura da Língua Portuguesa) – Universidade Federal do Pampa, Campus Bagé, Bagé, 2023. Disponível em: https://repositorio.unipampa.edu.br/jspui/handle/riu/8098. Acesso em: 21 fev. 2025.

BRASIL Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Publicada no DOU nº 98, terça-feira, 24 maio 2016 - seção 1, p. 44, 45, 46.

BUZATO, M. Entre a fronteira e a periferia: linguagem e letramento na inclusão digital. 2007. 284f. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/Busca/Download?codigoArquivo=492596&tipoMidia=0. Acesso em: 21 fev. 2025.

CORDEIRO, A. M.; OLIVEIRA, G. M.; RENTERÍA, J. M.; GUIMARÃES, C. A. Revisão sistemática: uma revisão narrativa. Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões, v. 34, n. 6, p. 428–431, dez. 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-69912007000600012. Acesso em: 21 fev. 2025.

FERREIRA BRITO, L. Língua de sinais e educação do surdo: uma visão histórico-cultural. São Paulo: Summus, 1995.

FRANCO, T. Bullying contra surdos: a manifestação silenciosa da resiliência. Paraná: Appris Editora, 2014.

GEE, J. P. Social linguistics and literacies: Ideology in discourses. Routledge, 1996.

GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. [Prefácio de Pedro M. Garcez]. São Paulo: Parábola Editorial, 2009. (Estratégias de ensino; 14).

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies: Everyday practices and classroom learning. Maidenhead, UK: Open University Press, 2006.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. A new literacies sampler. New York: Peter Lang, 2007.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New literacies. 3. ed. New York: Mc graw Hill Open University Press, 2011.

LÉVY, P. Cibercultura. 2. ed., São Paulo: Editora 34, 1999

PERLIN, G.; STROBEL, K. Teorias da educação e estudos surdos. Florianópolis: CCE/UFSC, 2009.

QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. B. Língua brasileira de sinais: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.

SILVA, Q. P. da; MENDES, N. F. O.; SANTOS, S. K. da S. de L. Tecnologia assistiva no processo de ensino-aprendizagem de Surdos. Revista Principia, [S. l.], v. 1, n. 50, p. 23–33, 2020. DOI: 10.18265/1517-0306a2020v1n50p23-33. Disponível em: https://periodicos.ifpb.edu.br/index.php/principia/article/view/3360. Acesso em: 25 fev. 2025.

STREET, B. Introduction: The new literacy studies. Cross-cultural approaches to literacy, p. 1-21, 1993.

STROBEL, K. L. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: Editora da UFSC, 2008.

Downloads

Publicado

15.04.2025

Como Citar

NUNES, Iago Ferraz; LACERDA, Naziozênio Antonio. Novos letramentos e inclusão de alunos surdos: o ChatGPT no contexto de tecnologia assistiva para o ensino de português como L2 na modalidade escrita . Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e28294, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.28294. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28294. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

Dossiê n. 52 “A Educação Inclusiva em Contextos Presenciais, Híbridos e On-line”
Visualizações
  • Resumo 167
  • PDF 37