Novos letramentos e inclusão de alunos surdos: o ChatGPT no contexto de tecnologia assistiva para o ensino de português como L2 na modalidade escrita
DOI:
https://doi.org/10.5585/52.2025.28294Palavras-chave:
educação inclusiva, educação de surdos, novos letramentos, tecnologia assistiva, ChatGPTResumo
O objetivo deste estudo é investigar o uso do ChatGPT na qualidade de tecnologia assistiva para ensino de português como L2 para surdos. A pesquisa se fundamenta na teoria dos novos letramentos, em estudos sobre educação de surdos e na tecnologia assistiva. Na metodologia, adota-se uma abordagem qualitativa para realização de uma pesquisa exploratória, de revisão bibliográfica e de natureza aplicada. Os resultados apontam que o ChatGPT ajuda os alunos surdos na revisão e correção de sua escrita, ampliação do vocabulário, compreensão de regras linguísticas e criação de materiais no ensino e aprendizagem de português como L2. Conclui-se que os novos letramentos possibilitam um novo ethos no uso do ChatGPT na qualidade de tecnologia assistiva no ciberespaço para o ensino de português como L2 para surdos, promovendo a inclusão, equidade e valorização da cultura surda.
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