A Era da IA na educação: explorando potenciais e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/54.2025.28410

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, educação, ética, inovação

Resumo

A Inteligência Artificial tem sido aplicada nos mais diferentes contextos, apresentando um potencial transformador. Na área educacional o cenário não é diferente, já que a IA permite a personalização do aprendizado, avaliação contínua, inclusão educacional e apoio na gestão escolar, dentre outras possibilidades. No entanto, também emergem desafios significativos, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a falta de formação docente e questões éticas. O presente artigo tem como objetivo explorar os desafios e potencialidades da IA na educação, destacando contribuições teóricas e práticas. Além disso, o texto apresenta o projeto InteliGente, que visa capacitar estudantes e professores para o desenvolvimento de soluções éticas e inovadoras com IA, destacando o InteliGenteCards como ferramenta interativa para debater temas complexos sobre IA e ética. O artigo conclui que a integração responsável da IA pode contribuir para a democratização da educação, desde que acompanhada por políticas públicas equitativas e abordagens éticas consistentes.

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Biografia do Autor

Felipe Alves Cerquiare, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Robson Parmezan Bonidia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Camila Dias de Oliveira Sestito, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Cornélio Procópio, Paraná, Brasil

Professora do Magistério Superior do Departamento Acadêmico de Computação (DACOM) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Campus Cornélio Procópio). Doutora em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) na Universidade de São Paulo (USP - Campus São Carlos) e integrante do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada à Educação (CAEd). Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos) e pesquisadora do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). É Tecnóloga em Informática para Negócios, graduada pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (FATEC - 2012) e premiada pela mesma instituição como melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino de Geometria Espacial". Graduada em Engenharia da Computação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com MBA em Data Science e Analytics (ESALQ-USP). Tem interesse pelas áreas de Engenharia de Software, Sistemas Computacionais e Interação Homem-Computador.

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

CERQUIARE, Felipe Alves; BONIDIA, Robson Parmezan; SESTITO, Camila Dias de Oliveira. A Era da IA na educação: explorando potenciais e desafios. Dialogia, [S. l.], n. 54, p. e28410, 2025. DOI: 10.5585/54.2025.28410. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28410. Acesso em: 3 jun. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"
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