A Era da IA na educação: explorando potenciais e desafios
DOI:
https://doi.org/10.5585/54.2025.28410Palavras-chave:
Inteligência Artificial, educação, ética, inovaçãoResumo
A Inteligência Artificial tem sido aplicada nos mais diferentes contextos, apresentando um potencial transformador. Na área educacional o cenário não é diferente, já que a IA permite a personalização do aprendizado, avaliação contínua, inclusão educacional e apoio na gestão escolar, dentre outras possibilidades. No entanto, também emergem desafios significativos, como a desigualdade no acesso à tecnologia, a falta de formação docente e questões éticas. O presente artigo tem como objetivo explorar os desafios e potencialidades da IA na educação, destacando contribuições teóricas e práticas. Além disso, o texto apresenta o projeto InteliGente, que visa capacitar estudantes e professores para o desenvolvimento de soluções éticas e inovadoras com IA, destacando o InteliGenteCards como ferramenta interativa para debater temas complexos sobre IA e ética. O artigo conclui que a integração responsável da IA pode contribuir para a democratização da educação, desde que acompanhada por políticas públicas equitativas e abordagens éticas consistentes.
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