n. 54 (2025): Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"

Este número especial apresenta reflexões e pesquisas finalizadas e em andamento sobre inovações pedagógicas, uso de Inteligência Artificial generativa e de instrumentos facilitadores de pesquisa de revisão sistemática de literatura como o Parsif.al, temas relevantes como a institucionalização da EaD e a inclusão digital, ensaio sobre novas propostas didático-pedagógicas para a contemporaneidade como a ideia de uma Pedagogia do não-saber, projetos com uso de tecnologias digitais, dentre outros.

Publicado: 26.05.2025

Editorial

  • Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital: desafios, práticas e inovações

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28782
    Camila Dias de Oliveira Sestito, Braian Veloso, Cícera Aparecida Lima Malheiro, Claudinei Zagui Pareschi , Luciane Penteado Chaquime , Daniel Mill

Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"

  • Conectando saberes: tecnologias digitais como dispositivo no Projeto Horta Mágica e na educação sustentável em uma escola integral

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28002
    Marcello Ferreira, Daylane Soares Diniz, Andrei Simão de Mello
    e28002
  • A pedagogia do não-saber

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28398
    Braian Garrito Veloso
    e28398
  • A Era da IA na educação: explorando potenciais e desafios

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28410
    Felipe Alves Cerquiare, Robson Parmezan Bonidia, Camila Dias de Oliveira Sestito
    e28410
  • Metaverso e mídia digital: aprendizado crítico e criativo

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28413
    Ingrid Weingartner Reis, Artieres Estevão Romeiro, Vania Ribas Ulbricht
    e28413
  • Condução de revisões sistemáticas de literatura mediada pela ferramenta Parsif.al: potencialidades e limites

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28438
    Gustavo Carvalho Mauricio, Daniel Mill
    e28438
  • Inovação pedagógica na avaliação dos estudantes do ensino superior: uma abordagem 360

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28454
    Nuno Ricardo Oliveira
    e28454
  • A institucionalização da Educação a Distância no Brasil e a formação de professores: subsídios para se pensar o futuro da modalidade

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28459
    Luciane Penteado Chaquime, Claudinei Zagui Pareschi
    e28459
  • A universidade e a formação de professores para a cultura digital: reflexões necessárias em tempos de desinformação, distorção e manipulação

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28511
    Achilles Alves de Oliveira, Ruth S. Contreras-Espinosa
    e28511
  • Jogos digitais e transtornos do espectro autista: contribuições no desenvolvimento de habilidades

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28568
    Patrícia Nascimento de Sousa, Cícera Aparecida Lima Malheiro
    e28568
  • Training in digital skills for students with visual disabilities

    DOI: https://doi.org/10.5585/54.2025.28653
    Jose Roberto Barboza Junior, Mario Chacón-Rivas
    e28653