Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital: desafios, práticas e inovações

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/54.2025.28782

Keywords:

Cultura Digital, Aprendizagem Crítica e Criativa

Abstract

The dossier Critical and Creative Learning in the Digital Culture: Challenges, Practices, and Innovations brings together reflections, essays, and research on pedagogical innovations, the use of generative Artificial Intelligence, tools supporting systematic literature reviews, the institutionalization of distance education, digital inclusion, and contemporary didactic-pedagogical proposals such as the Pedagogy of Not-Knowing. The texts address the role of Digital Information and Communication Technologies (DICT) in education from a critical perspective, emphasizing the importance of student agency, equity, and critical thinking in facing the challenges of the 21st century. This dossier aims to contribute to more creative, inclusive, and digitally aligned pedagogical practices.

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Author Biographies

Camila Dias de Oliveira Sestito, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Cornélio Procópio, PR, Brasil

Professora do Magistério Superior do Departamento Acadêmico de Computação (DACOM) na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR - Campus Cornélio Procópio). Doutora em Ciência da Computação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) na Universidade de São Paulo (USP - Campus São Carlos) e integrante do Grupo de Pesquisa em Computação Aplicada à Educação (CAEd). Mestra em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos - Campus São Carlos) e pesquisadora do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). É Tecnóloga em Informática para Negócios, graduada pela Faculdade de Tecnologia de São José do Rio Preto (FATEC - 2012) e premiada pela mesma instituição como melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado "Realidade Aumentada Aplicada ao Ensino de Geometria Espacial". Graduada em Engenharia da Computação pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP), com MBA em Data Science e Analytics (ESALQ-USP). Tem interesse pelas áreas de Engenharia de Software, Sistemas Computacionais e Interação Homem-Computador.

Braian Veloso, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Lavras, MG, Brasil

Professor Adjunto na Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Doutor pelo mesmo Programa, com período sanduíche na Universidade Aberta de Portugal (UAb). Também doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFSCar. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens (Grupo Horizonte) da UFSCar. Também membro do Grupo de Pesquisa sobre Formação Docente e Práticas Pedagógicas (FORPEDI) da UFLA. Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Lavras (PPGE-UFLA). Atua em disciplinas na área de práticas de ensino, incluindo discussões sobre didática e, especialmente, uso de tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Suas pesquisas têm ênfase nas interseções entre educação e tecnologias, incluindo áreas como Educação a Distância (EaD), metodologias ativas, teletrabalho, inovação pedagógica, desenvolvimento profissional docente na contemporaneidade, formação de professores para e pelos recursos tecnológicos digitais etc.

Cícera Aparecida Lima Malheiro, Universidade Estadual Paulista - UNESP, SP, Brasil

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, com Mestrado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da UFSCar, realizado com apoio da FAPESP. Possui especializações em Gestão Educacional (Unesp) e em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância (UFF). É graduada em Educação Física (Unesp) e licenciada em Pedagogia (Uninove). Atua em projetos e pesquisas nacionais e internacionais voltados à educação inclusiva e acessibilidade. Participa do projeto internacional OER ICDE/UNESCO, que apoia a implementação da Recomendação de Recursos Educacionais Abertos (REA) da UNESCO nos países de língua portuguesa. Integra a pesquisa financiada pelo CNPq Universal "Repositório Multiprofissional de Tecnologia Assistiva: disseminação de recursos digitais e analógicos para Educação Especial", bem como a pesquisa "Implementação de Recursos de Acessibilidade Digital em Jogos Educacionais Eletrônicos Integrados a um Portal Multiprofissional Internacional de Tecnologia Assistiva", no âmbito da parceria interinstitucional entre Unesp, USP, Unicamp e Unifesp. Desenvolve pesquisas no projeto LEGO Braille Bricks da FCT/Unesp e atua na implementação de acessibilidade em formações e materiais educacionais digitais na UAB/Unifesp. É docente na FCT/Unesp ministrando disciplina e orientando no Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), na linha de pesquisa Tecnologia Assistiva e Inovação da FCT/Unesp. Atua na formação de professores da Rede Pública Estadual de Ensino Médio para a Educação Híbrida, no curso deFormação Educação Híbrida para Docentes: Da compreensão à prática pedagógica no âmbito da implementação da Rede de Inovação para Educação Híbrida (RIEH). Membro de grupos de pesquisa: Ambientes Potencializadores para a Inclusão (API/Unesp), na linha de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na Educação; o Núcleo de Educação e Colaboração (NEC/Unesp), na linha de Inclusão Digital; e o Comunicação, Design e Tecnologias Digitais (CODE/Unifesp), na linha de Design Educacional e Tecnologias Acessíveis. Também faz parte da Associação Universidade em Rede (UniRede), vinculada à pesquisa "Qualidade e Regulamentação no Contexto da Educação Aberta, Flexível ou a Distância no Brasil e América Latina". Suas áreas de atuação e pesquisa incluem educação mediada por tecnologia, educação a distância, educação aberta, acessibilidade, educação inclusiva e jogos digitais.

Claudinei Zagui Pareschi , Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, SP, Brasil

Doutorando em Educação na Universidade Federal de São Carlos (PPGE-UFSCAR). Mestre em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pesquisador pelo grupo Horizonte da UFSCAR. Pesquisador do grupo Movimentos Docentes da UNIFESP. Especialista em Gestão da Educação a Distância (Edutec - UFSCar). Especialista em Docência do Ensino Superior pela Anhanguera Educacional (Uniderp). Especialista em Educação a Distância pela UNIP. Especialista em Filosofia pela UNESP (Marília). Especialista em Educação Inclusiva e Libras pela Faculdade São Luís. Especialista em Tecnologias, Formação de Professores e Sociedade pela Universidade Federal de Itajubá. Possui graduação em Licenciatura Plena em Filosofia pelo Centro Universitário Claretiano de Rio Claro. Possui Bacharelado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui Graduação em Pedagogia e História pela Faculdade Paulista São José. Possui graduação em Artes Visuais pela UNIJALES. Atualmente é Diretor de escola na Prefeitura Municipal de Limeira, atuando também nos seguintes temas: Filosofia da Educação, Ética, Educação e Tecnologias Digitais, Institucionalização da Educação a Distância, Educação Híbrida, Formação Continuada de Professores e Gestão Democrática. 

Luciane Penteado Chaquime , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP, SP, Brasil

Bacharela e Licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000) e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2010). Mestra e doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de São Carlos. Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens - Grupo Horizonte. Atualmente é Professora de Educação/Pedagogia no IFSP Campus Matão.

Daniel Mill, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, São Carlos, SP, Brasil

Professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com formação e expertise em Educação a Distância e integração de tecnologias no ensino-aprendizagem. Doutor em Educação pela UFMG, com pós-doutorados pelas Universidade de Coimbra e Universidade Aberta de Portugal. Desde 2007, é líder-fundador do Grupo Horizonte (Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação em Educação, Tecnologias e Linguagens). Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Membro do Programa de Pós-Graduação em Educação e também já atuou por vários anos no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Como pesquisador, tem particular interesse pela interseção entre as temáticas: Educação, Tecnologias e Linguagens; com especial atenção aos temas aprendizagem significativa, gestão, trabalho docente, cognição, educação a distância, metodologias ativas, entre outros assuntos correlatos. Google Acadêmico: https://scholar.google.com/citations?hl=en&user=AMIO0c8AAAAJ ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8336-3645 ResearcherID: C-7838-2012 Grupo Horizonte: www.grupohorizonte.ufscar.br Curso EduTec: http://edutec.ead.ufscar.br CIET: https://ciet.ufscar.br

References

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Published

2025-05-29

How to Cite

SESTITO, Camila Dias de Oliveira; VELOSO, Braian; MALHEIRO, Cícera Aparecida Lima; PARESCHI , Claudinei Zagui; CHAQUIME , Luciane Penteado; MILL, Daniel. Aprendizagem crítica e criativa na cultura digital: desafios, práticas e inovações. Dialogia, [S. l.], n. 54, 2025. DOI: 10.5585/54.2025.28782. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28782. Acesso em: 19 jun. 2025.
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