Conectando saberes: tecnologias digitais como dispositivo no Projeto Horta Mágica e na educação sustentável em uma escola integral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/54.2025.28002

Palavras-chave:

dispositivo, educação ambiental, inteligências coletivas, sustentabilidade, tecnologias educacionais

Resumo

Este artigo analisa o Projeto “Horta Mágica”, desenvolvido em 2024 na Escola Classe Ipê, localizada no Distrito Federal, que combina tecnologia e educação ambiental para mediar inteligências coletivas entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com abordagem qualitativa, a pesquisa translacional incluiu observações in loco, análise documental e registros de atividades pedagógicas mediadas por tecnologia. Os resultados destacaram práticas interdisciplinares, uso criativo de tecnologias digitais, como murais interativos, e valorização de saberes locais. O projeto promoveu aprendizagens acerca de sustentabilidade, alimentação saudável e trabalho colaborativo, conectando teoria e prática. O estudo também explora como as inteligências coletivas refletem as perspectivas de Pierre Lévy, relativas à interação e à construção coletiva de saberes num contexto de cibercultura, e de Michel Foucault, acerca do cuidado de si como dispositivo pedagógico. Apesar dos impactos positivos, foram evidenciados desafios relacionados à limitação de infraestrutura do espaço escolar e à superlotação de turmas. Estudos complementares podem ser úteis na direção de aperfeiçoar o uso de tecnologias digitais e monitorar longitudinalmente os impactos na formação dos estudantes.

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Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília - UnB, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Físico (UnB), mestre em Ensino de Física (UnB), doutor em Educação em Ciências (UFRGS) e pós-doutor em Ensino de Ciências e Tecnologias (UFSCar) e em Física (UnB). Professor e vice-diretor no Instituto de Física da UnB, também credenciado ao respectivo Centro Internacional de Física (CIF). Docente permanente no Programas de Pós-Graduação em Ensino de Física (UnB), Educação em Ciências (UFRGS) e Gestão e Avaliação da Educação Pública (UFJF). Líder do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas. Pesquisador FAPDF e CAEd/UFJF na área de avaliação digital em Física. Editor-Chefe da Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF) e Editor da Revista Physicae Organum e da Revista do Professor de Física. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Daylane Soares Diniz, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEDF, Brasília, Distrito Federal, Brasil

Pedagoga (UnB), mestra em Filosofia para Crianças (Universidade dos Açores) e doutoranda em Educação em Ciências (UFRGS). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Membro do Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente (Universidade dos Açores) e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas (UnB). Atuou como preceptora no Programa Residência Pedagógica (Capes/UnB) e tutora presencial e a distância no Curso de Formação Continuada do Programa Escola da Terra (MEC/UnB).

Andrei Simão de Mello, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Pedagogo (UnB), mestre em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia (UnB) e doutorando em Educação em Ciências (UFRGS). Analista de Operações no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) no Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e seus dispositivos: sujeitos, saberes, práticas, discursos e políticas (UnB). Foi professor da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF), responsável técnico-pedagógico na Escola de Empreendedores (UnB) e membro da Incubadora Social e Solidária (UnB).

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Publicado

26.05.2025

Como Citar

FERREIRA, Marcello; DINIZ, Daylane Soares; MELLO, Andrei Simão de. Conectando saberes: tecnologias digitais como dispositivo no Projeto Horta Mágica e na educação sustentável em uma escola integral. Dialogia, [S. l.], n. 54, p. e28002, 2025. DOI: 10.5585/54.2025.28002. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/28002. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Edição Especial "Aprendizagem na Cultura Digital"
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