Conectando saberes: tecnologias digitais como dispositivo no Projeto Horta Mágica e na educação sustentável em uma escola integral
DOI:
https://doi.org/10.5585/54.2025.28002Palavras-chave:
dispositivo, educação ambiental, inteligências coletivas, sustentabilidade, tecnologias educacionaisResumo
Este artigo analisa o Projeto “Horta Mágica”, desenvolvido em 2024 na Escola Classe Ipê, localizada no Distrito Federal, que combina tecnologia e educação ambiental para mediar inteligências coletivas entre estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Com abordagem qualitativa, a pesquisa translacional incluiu observações in loco, análise documental e registros de atividades pedagógicas mediadas por tecnologia. Os resultados destacaram práticas interdisciplinares, uso criativo de tecnologias digitais, como murais interativos, e valorização de saberes locais. O projeto promoveu aprendizagens acerca de sustentabilidade, alimentação saudável e trabalho colaborativo, conectando teoria e prática. O estudo também explora como as inteligências coletivas refletem as perspectivas de Pierre Lévy, relativas à interação e à construção coletiva de saberes num contexto de cibercultura, e de Michel Foucault, acerca do cuidado de si como dispositivo pedagógico. Apesar dos impactos positivos, foram evidenciados desafios relacionados à limitação de infraestrutura do espaço escolar e à superlotação de turmas. Estudos complementares podem ser úteis na direção de aperfeiçoar o uso de tecnologias digitais e monitorar longitudinalmente os impactos na formação dos estudantes.
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