Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento

Autores

  • Vanessa Beatriz Bortulucce Centro Universitário Assunção

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3935

Palavras-chave:

Futurismo, arte moderna, crítica de arte, arte contemporânea, educação.

Resumo

Em ocasião do primeiro centenário do Futurismo, celebrado no ano de 2009, o presente artigo tem como objetivo refletir acerca da herança da vanguarda na arte do século XX, bem como discutir de que maneira a estética e ideologia futuristas permeiam o cenário pós-moderno e globalizado dos dias atuais. Ao procurar demonstrar de que forma a experiência futurista contribuiu para o desenvolvimento de uma poética da arte contemporânea, pretende-se lançar um olhar para o Futurismo como uma estética do tempo, um movimento que se tornou uma espécie de arquétipo das experiências artísticas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Beatriz Bortulucce, Centro Universitário Assunção

Historiadora da Arte

Downloads

Publicado

27.09.2013

Como Citar

BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 137–147, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3935. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3935. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos