Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento

Vanessa Beatriz Bortulucce

Resumo


Em ocasião do primeiro centenário do Futurismo, celebrado no ano de 2009, o presente artigo tem como objetivo refletir acerca da herança da vanguarda na arte do século XX, bem como discutir de que maneira a estética e ideologia futuristas permeiam o cenário pós-moderno e globalizado dos dias atuais. Ao procurar demonstrar de que forma a experiência futurista contribuiu para o desenvolvimento de uma poética da arte contemporânea, pretende-se lançar um olhar para o Futurismo como uma estética do tempo, um movimento que se tornou uma espécie de arquétipo das experiências artísticas futuras.

Palavras-chave


Futurismo; arte moderna; crítica de arte; arte contemporânea; educação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3935

Direitos autorais



Dialogia

e-ISSN: 1983-9294
ISSN: 1677-1303
www.revistadialogia.org.br

Dialogia ©2020 Todos os direitos reservados.