Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3935Palavras-chave:
Futurismo, arte moderna, crítica de arte, arte contemporânea, educação.Resumo
Em ocasião do primeiro centenário do Futurismo, celebrado no ano de 2009, o presente artigo tem como objetivo refletir acerca da herança da vanguarda na arte do século XX, bem como discutir de que maneira a estética e ideologia futuristas permeiam o cenário pós-moderno e globalizado dos dias atuais. Ao procurar demonstrar de que forma a experiência futurista contribuiu para o desenvolvimento de uma poética da arte contemporânea, pretende-se lançar um olhar para o Futurismo como uma estética do tempo, um movimento que se tornou uma espécie de arquétipo das experiências artísticas futuras.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
27.09.2013
Como Citar
BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 137–147, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3935. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3935. Acesso em: 19 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.