Políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e as mudanças nos cursos de licenciatura

Autores

  • Romilda Teodora Ens PUCPR
  • Marciele Stiegler Ribas PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.4094

Palavras-chave:

Cursos de Licenciatura. Formação Inicial e Continuada. Políticas Educacionais. Professor da Educação Básica.

Resumo

O estudo apresenta uma reflexão sobre as políticas de formação inicial e continuada de professores da Educação Básica e, por consequência, as mudanças nos cursos de licenciatura. Ressaltamos, dentre muitos problemas da educação brasileira a serem enfrentados, a formação do professor e as condições de trabalho. Tais questões são observadas a partir de estudos sobre as políticas de formação de professores e de entrevistas com 22 docentes formadores dos cursos de licenciatura de uma universidade privada. Na conclusão, o texto elenca algumas contribuições desses docentes universitários referidas a sua formação inicial, ao apontarem para aspectos que alertam e confirmam a complexificação desse processo formativo. A análise da legislação educacional encaminha para a necessidade de que as políticas de formação de professores sejam “políticas de governo” e não programas para suprir a demanda do mercado.

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Publicado

03.04.2013

Como Citar

ENS, Romilda Teodora; RIBAS, Marciele Stiegler. Políticas de formação inicial e continuada de professores da educação básica e as mudanças nos cursos de licenciatura. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 99–112, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.4094. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4094. Acesso em: 16 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Licenciaturas e Educação Básica