Licenciatura em Matemática a Distância: concepções didático-metodológicas na formação de professores

Autores

  • Edineide Jezine

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.4188

Palavras-chave:

Diálogo. Educação. Formação. Licenciatura

Resumo

O texto é parte da reflexão acerca do trabalho docente de formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB que, em um processo de diálogo, busca repensar a prática educativa por meio da reformulação curricular e da revisão textual do material didático do curso. A pergunta problematizadora pode ser resumida da seguinte forma: quais os pressupostos filosóficos, didáticos e metodológicos que fundamentam a formação de professores em Matemática? Busca-se discutir as concepções de educação a partir das tendências tradicional e libertadora, e apontar como esta última pode contribuir para a superação de [pre]conceitos formados e formulados sobre o ensino desta disciplina. Com base na concepção metodológica da Educação Libertadora, em que o diálogo é um princípio gerador de problematizações, e da metodologia da Resolução de Problemas, apresenta-se a estruturação do material didático que compõe o livro didático do curso.

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Publicado

03.04.2013

Como Citar

JEZINE, Edineide. Licenciatura em Matemática a Distância: concepções didático-metodológicas na formação de professores. Dialogia, [S. l.], n. 16, p. 81–98, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N16.4188. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/4188. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Licenciaturas e Educação Básica