Licenciatura em Matemática a Distância: concepções didático-metodológicas na formação de professores

Edineide Jezine

Resumo


O texto é parte da reflexão acerca do trabalho docente de formação de professores no curso de Licenciatura em Matemática a Distância da Universidade Federal da Paraíba - UFPB que, em um processo de diálogo, busca repensar a prática educativa por meio da reformulação curricular e da revisão textual do material didático do curso. A pergunta problematizadora pode ser resumida da seguinte forma: quais os pressupostos filosóficos, didáticos e metodológicos que fundamentam a formação de professores em Matemática? Busca-se discutir as concepções de educação a partir das tendências tradicional e libertadora, e apontar como esta última pode contribuir para a superação de [pre]conceitos formados e formulados sobre o ensino desta disciplina. Com base na concepção metodológica da Educação Libertadora, em que o diálogo é um princípio gerador de problematizações, e da metodologia da Resolução de Problemas, apresenta-se a estruturação do material didático que compõe o livro didático do curso.

Palavras-chave


Diálogo. Educação. Formação. Licenciatura

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N16.4188

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